Nossa história é
contada por relações
que se completam.

50 Anos

Em 2019, a Fundação São Francisco Xavier comemora 50 anos. A instituição, que é referência na área da saúde e educação, consolida uma história de compromisso e qualidade com todos os seus serviços ofertados para a população dos cinco estados brasileiros em que ela está presente.

Para comemorar essa trajetória de grandes realizações, uma programação especial irá apresentar a todos a história não só da Fundação, mas também daqueles que, diariamente, contribuem com o sucesso e consolidação da marca FSFX.

Linha do tempo

Anos 50

1957

O desenvolvimento de Ipatinga está atrelado à história da Usiminas na região. A construção da usina siderúrgica, a partir de 1957, atraiu colaboradores dos quatro cantos do país para o vilarejo que crescia às margens da estrada de ferro Vitória-Minas. Com o apoio do poder público, a empresa desenvolveu, então, um plano urbanístico para a cidade, com a construção de toda infraestrutura necessária para promover a qualidade de vida da comunidade local, incluindo o Colégio São Francisco Xavier e o Hospital Márcio Cunha.

Anos 60

1962

O Colégio São Francisco Xavier foi fundado pela Usiminas com o objetivo de garantir ensino e educação de qualidade aos filhos de seus empregados e à nova comunidade que nascia ao redor da empresa. A escolha do nome homenageia o missionário jesuíta que dedicou parte de sua vida às missões no Oriente, uma forma de reverenciar, ao mesmo tempo, o educador e o povo japonês – os primeiros parceiros da Usiminas. Na sua criação, a direção e a administração foram confiadas à Companhia de Jesus – Padres Jesuítas – e à Congregação Irmãs de Jesus da Santa Eucaristia Congregação Religiosa.

1965

Com a implantação da Usiminas em Ipatinga e o inevitável crescimento populacional do Vale do Aço, a partir da década de 1960, impuseram às lideranças políticas e empresariais um planejamento urbanístico estratégico de longo prazo. Inaugurado em 1º de maio de 1965, o Hospital Márcio Cunha foi construído para atender a urgências e internações em seus 50 leitos. Contava apenas com as unidades básicas, como serviços de raios X e laboratório, bloco cirúrgico, centro obstétrico, duas alas de internação geral e maternidade.

1969

Até 1969, a Usiminas administrou o Colégio e Hospital por meio do convênio com a Companhia de Jesus – Padres Jesuítas – e com a Congregação Irmãs de Jesus da Santa Eucaristia. Os bons resultados sociais desta parceria foram essenciais para a empresa dar continuidade ao trabalho, criando, em dezembro daquele ano, a Fundação São Francisco Xavier. Daí por diante, a FSFX herdou, de sua instituidora e maior cliente, o compromisso com uma gestão eficiente e autossustentável, aplicada ao longo de cinco décadas em resultados efetivos e na valorização do ser humano por meio da educação, cultura e saúde.

Anos 80

1981

Com o propósito de oferecer um amplo serviço em saúde bucal, em 1981 a Fundação criou o Centro de Odontologia Integrada (COI), que logo tornou-se modelo de satisfação para os clientes e para a região, ao alcançar um dos melhores indicadores em saúde bucal divulgados no Brasil e no mundo.

Anos 90

1992

No início do ano 1990, a Fundação se abre para novas oportunidades, expandindo sua atuação a outros mercados. Com a Usisaúde, assumiu a gestão dos planos de saúde e odontológicos das empresas Usiminas em todo país, além de abrir opções a todo mercado, consolidando-se como a operadora de clientes de diversos segmentos.

Anos 2000

2004

Inaugurada em 2004, a Unidade II do Hospital Márcio Cunha, no bairro Bom Retiro, deu continuidade ao histórico de prestação de serviços da Fundação São Francisco Xavier. São mais de sete mil metros quadrados de área construída, que abrigam Unidade de Internação, com leitos de enfermarias e apartamentos, unidade de terapia intensiva, centro de diagnóstico por imagem, ambulatório e unidades de apoio como farmácia, central de materiais e esterilização, nutrição e manutenção. Com uma concepção paisagística acolhedora, a Unidade II dispõe ainda de outros 33,5 mil m² de área pavimentada e ajardinada.

2006

Nos últimos anos a FSFX manteve a inovação em sua essência empreendedora, ao abrir o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Todas as atividades implementadas pela unidade são regulamentadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. A VITA, nome adotado pela unidade à partir de 2018, conta com equipes dedicadas à prevenção de acidentes, promoção da saúde e ao bem-estar.

Anos 2010

2011

Em 2011, a Fundação São Francisco Xavier inaugurou a Unidade de Medicina Diagnóstica, no bairro Ideal, ampliando oportunidades a clientes do hospital para a realização de ultrassonografias, exames de radiologia digital e patologia clínica, com a mesma eficiência e qualidade dos serviços desempenhados nas demais unidades. No mesmo ano, incorporou ainda a Unidade de Oncologia às atividades do Hospital Márcio Cunha, referência em tratamento oncológico completo para uma população ainda maior, de quase 50 municípios e mais de 1 milhão de habitantes.

2014

Lançado em 2014 e inaugurada à primeira unidade em Ipatinga, o programa Usifamília foi inspirado no modelo de Atenção Primária de Cambridge Health Alliance (CHA), de Boston (EUA). Resgatando o conceito do médico da família, o objetivo é promover a vinculação do paciente e de seu grupo familiar a uma mesma equipe de saúde, com profissionais altamente qualificados que realizam uma avaliação integral, além de facilitar o acesso ao serviço. No ano seguinte, 2015, a segunda unidade do Usifamília é inaugurada em Santos para atender aos clientes da região.

2016

Em maio de 2016, a instituição assumiu a administração do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) em Itabira. O HMCC é referência para 13 municípios no interior de Minas, emprega mais de 350 colaboradores e conta com 74 leitos que são 100% SUS. No mesmo ano é inaugurada a primeira Unidade Avançada da FSFX no bairro Canaã. Buscando sempre a proximidade e satisfação dos seus clientes, a unidade é referência para uma região que concentra mais de 10 bairros de Ipatinga e uma população superior a 100 mil habitantes.

2017

O ano de 2017 trouxe consigo novas possibilidades. A FSFX assumiu a administração do Hospital de Cubatão (HC). A população da Baixada Santista agora conta com 75 leitos pelo SUS e outros 50 de convênios. O hospital é referência para mais de 400 mil habitantes, empregando mais de 500 colaboradores. Também em 2017 foi inaugurada a Unidade Avançada e Usifamília na cidade de Timóteo trazendo conforto e comodidade no atendimento aos clientes da região.

2018

Em 2018, a Fundação São Francisco Xavier, sempre buscando aprimorar a prestação de serviços e oferecer aos beneficiários a melhor assistência em saúde, inaugura a terceira Unidade Avançada no Vale do Aço e Usifamília, agora em Coronel Fabriciano. Além desta unidade, outras quatro unidades do Usifamília são inauguradas: uma no bairro Canaã em Ipatinga, uma em Cubatão e Santos para atender aos clientes da Baixada Santista e uma quarta unidade em Belo Horizonte. A FSFX hoje é sinônimo de excelência, resultado de décadas de atuação na busca incessante pelo aperfeiçoamento profissional e institucional.

0 .000+
Beneficiários Médico-hospitalar e Odontológico
0
Unidades Hospitalares
0 .700+
Alunos CSFX
0
Estados Atendidos
0 .000+
Beneficiários Vita - Soluções em Saúde Ocupacional
Destaque

Rayssa Andrade Hubner

Ela trabalha na FSFX há nove anos e atualmente atua como Assistente Administrativa do Relacionamento com o Cliente.

José Carlos Gallinari

Cláudia Vargas

Antônio Carlos (Galo)

Vanessa Paiva dos Santos

Rayssa Andrade Hubner

Marly Aparecida de Barros

Dilma Moraes Martins