Programa Atitude Rima com Saúde

O Programa "Atitude Rima com Saúde" é um benefício que a Usisaúde oferece a você e sua família, disponibilizando diferentes projetos de Promoção da Saúde. A ideia é auxiliar você e sua família a se tornarem os principais agentes da sua saúde.

A saúde depende principalmente dos hábitos e da atitude de cada um. Atitude e saúde andam sempre juntas. São palavras que se complementam como forma de construir uma vida melhor. Com a informação e o apoio adequados, você será capaz de realizar estas pequenas atitudes, que farão toda a diferença.

Afinal, o que é Promoção da Saúde?

Se você perguntar para o seu vizinho ou para um familiar o que é saúde, ele provavelmente vai tentar explicar dizendo que é o oposto de doença. Por muitos séculos a área da saúde foi a área da doença, do hospital e dos médicos. Cuidar da saúde era sinônimo de cuidar de doenças (ou de doentes). E talvez ainda seja.

 

Mas existe uma tendência de mudança. Cada vez mais, em todo o mundo, as pessoas começam a buscar e investir em Promoção da Saúde. Mas o que seria Promoção da Saúde? Ela pode ser entendida como "a arte de ajudar as pessoas a mudar seu estilo de vida em direção a um estado ideal de saúde" (O'Donnel, 2001).

 

Mas que estado ideal de saúde seria este? Seria algo como ser 100% saudável? Claro que não! Quando falamos em saúde de uma forma mais ampla, temos que ir além do biológico, ou seja, do corpo físico. A saúde tem várias dimensões, que podem ser entendidas como diferentes formas de olhar para um mesmo indivíduo. Tão importante quanto esta saúde biológica, seriam as outras quatro formas:  a saúde emocional, a saúde social, a saúde intelectual e a saúde espiritual.

biologica_icone

Saúde biológica

Refere-se ao estado mental da pessoa. Uma pessoa angustiada ou deprimida, certamente não estará bem.

saude-social_icone

Saúde social

Refere-se à habilidade de convivência em grupo.

saude-intelectual_icone

Saúde intelectual

Refere-se à habilidade de executar tarefas, como trabalhar ou estudar.

coracao_icone

Saúde emocional

Refere-se ao estado mental da pessoa

saude-espiritual

Saúde espiritual

Não se restringe a religiosidade, referindo-se também ao significado que damos a nossa vida

Buscar "equilíbrio" e uma vida mais longa e saudável

O ideal é tentar buscar o equilíbrio entre estas dimensões e, quem sabe, tentar melhorar um pouco os aspectos da sua saúde que têm sido deixados de lado. Isto é possível, e já vem sendo feito em todo o mundo. Esse é o objetivo da Promoção da Saúde. Afinal, como você quer estar daqui a alguns anos? Isso vai depender principalmente de você. Que tal começar agora?