Projeto Compartilhar

Compartilhe experiências para viver a melhor idade. Clique e faça sua inscrição!

O objetivo do Projeto Compartilhar é orientar quem tem mais de 60 anos sobre a importância da saúde em todos os sentidos, além de auxiliar na manutenção de um comportamento saudável e prazeroso.

1. Quem pode participar?
Beneficiários Usisaúde com idade a partir de 60 anos

2. Quais atividades fazem parte do projeto?
O Projeto Compartilhar é composto por encontros em grupo que abordam temas relacionados à saúde na terceira idade. Quinzenalmente é realizado um encontro com duração de 03 horas com o objetivo de informar sobre esses temas e também realizar atividades lúdicas e interativas, proporcionando momentos de aprendizado, descontração e bem estar.

3. O que é abordado em cada atividade?
1º encontro - Maturidade saudável
Saúde, qualidade de vida e alimentação saudável na melhor idade.
Nesse encontro os beneficiários receberão informações sobre os principais assuntos relacionados à saúde na terceira idade, podem tirar dúvidas sobre alimentação saudável com a nutricionista, além de participarem de uma atividade de reflexão sobre os limites e possibilidades dessa faixa de idade.

2º encontro - Não fique parado: cuide da sua saúde
Saiba mais sobre artrose, artrite e osteoporose e tire suas dúvidas sobre a prática de atividade física.
Será realizada pelo fisioterapeuta uma abordagem a respeito das principais doenças osteomusculares e sobre a importância da atividade física na terceira idade. Além disso, os beneficiários serão orientados na realização de exercícios de alongamento e relaxamento.

3º encontro - De bem com a vida
Falando sobre depressão.
Nesse encontro será abordado o tema depressão, proporcionando aos beneficiários informações sobre o assunto e esclarecendo as dúvidas. Para complementar, será realizada uma oficina com o tema "Compartilhando minha história".

4º encontro - Mente saudável
Entenda as doenças neurodegenerativas e saiba como melhorar o desempenho da memória.
Neste encontro será feita uma abordagem sobre a memória e as doenças neurodegenerativas, incluindo dicas e atividades práticas que podem contribuir para melhorar seu desempenho.

5º encontro - Cuidar para preservar: a saúde da visão
Cuide da saúde dos seus olhos.
Com a participação de um oftalmologista, os beneficiários serão orientados sobre os problemas oculares mais comuns na terceira idade. Ao final, todos poderão realizar um teste para verificar como está sua visão.

6º encontro - Sexualidade e saúde
Cuidando da saúde dos relacionamentos.
Nesse encontro será realizada uma discussão sobre a sexualidade na terceira idade, doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer e orçamento familiar. Além disso, será realizado um momento de descontração com a Dança Sênior, uma dança de origem alemã com movimentos rítmicos e coordenados.

7. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Geriatra, oftalmologista, nutricionista, psicólogos, fisioterapeutas e analistas de promoção da saúde.

8. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 25 pessoas de acordo com a capacidade do auditório de cada região.