Projeto Cuidar

Cuide da saúde do seu coração. Clique e faça sua inscrição!

O objetivo do Projeto Cuidar é orientar e apoiar os portadores de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e insuficiência renal crônica, com o objetivo de diminuir as chances de internações e reduzir os riscos de complicações por essas doenças.

1. Quem pode participar?
Beneficiários Usisaúde com idade igual ou superior a 18 anos que possuam uma ou mais das seguintes condições diagnosticadas:

- Hipertensão arterial (pressão alta);
- Diabetes mellitus;
- Insuficiência coronariana;
- Insuficiência cardíaca;
- Insuficiência renal crônica.

Para aqueles participantes que tiverem limitações físicas e/ou cognitivas, é preciso avaliar a participação do cuidador.

2. Quais atividades fazem parte do Projeto?
O Projeto é composto de um encontro motivacional e quatro encontros em grupo com duração de 2 horas. Os encontros ocorrem semanalmente.

3. O que é abordado em cada atividade?
- Encontro motivacional
Esse é o momento em que o beneficiário irá conhecer a proposta de atividades do Projeto Cuidar e a equipe responsável pelo acompanhamento. Ele terá a oportunidade de tirar dúvidas e conhecer os temas de todos os encontros.

- Grupos
Os encontros em grupo abordarão os conceitos e cuidados com a hipertensão arterial, insuficiência cardíaca, insuficiência coronariana, diabetes e insuficiência renal crônica de forma mais dinâmica e interativa. Neles o beneficiário poderá saber mais sobre o uso correto dos medicamentos, alimentação e atividade física, cuidado com os olhos, cuidado com os pés e administração de insulina.

4. Quais profissionais fazem parte da equipe do Projeto?
Cardiologistas, endocrinologistas, oftalmologistas, nutricionistas, psicólogos e analistas de promoção da saúde.

5. O Projeto oferece material educativo?
Sim. O beneficiário recebe uma cartilha com o conteúdo de apoio ao Projeto.

6. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 25 pessoas de acordo com a capacidade do auditório de cada região.