Projeto Inspirar

Deixe o cigarro de lado, venha inspirar um novo ar. Clique e faça sua inscrição!

O Projeto Inspirar ajuda quem deseja parar de fumar a levar uma vida mais saudável.

1. Quem pode participar?
Beneficiários Usisaúde que desejam parar de fumar.

2. Quais atividades fazem parte do Projeto?
O Projeto é composto de um encontro motivacional e cinco encontros em grupo (sendo quatro semanais e um quinzenal), com a duração de duas horas cada. Além disso, o Projeto Inspirar conta com o suporte psicológico individualizado para os participantes e com o apoio de uma equipe de Call-Center, capacitados para estabelecimento de interface com os participantes.

3. Como funciona o suporte psicológico individualizado?
Caso necessário, o participante poderá ser encaminhado pela equipe do projeto para um acompanhamento psicológico individualizado. Ele terá direito a até 6 sessões isentas de coparticipação. O Call Center não fará agendamento ou inscrições para sessões com psicólogos, este agendamento será feito exclusivamente pelo beneficiário mediante encaminhamento feito pelo analista de promoção da saúde durante os encontros.

4. O projeto oferece medicamentos de apoio?
O Projeto Inspirar oferecerá subsídio de 70% do valor dos medicamentos para os dois primeiros meses de acompanhamento com o médico do Projeto (de acordo com a tabela ABC Farma). Para adquiri-los, é necessário autorizar a receita junto à equipe responsável pelo Projeto e comparecer a qualquer farmácia. No ato da compra, é preciso solicitar uma nota fiscal com nome do medicamento, data e valor. Essa nota fiscal deverá ser apresentada a equipe do projeto para solicitação de reembolso.

Mais informações sobre os medicamentos podem ser obtidas durante as atividades do projeto ou através dos Analistas de Promoção da Saúde responsáveis pelos projetos em cada região.

5. O projeto oferece material educativo?
Sim. Em cada encontro de grupo será oferecida uma cartilha com conteúdo de apoio para o participante.

6. O que é abordado em cada atividade?
- Encontro motivacional: é o momento em que o participante vai conhecer, sem compromisso, a proposta de atividades do Projeto Inspirar e a equipe responsável pelo acompanhamento. Ele terá a oportunidade de tirar dúvidas e de saber se está pronto para participar.

- Consulta médica: é realizada individualmente com o médico do Projeto Inspirar. O objetivo é avaliar alguns aspectos da saúde do participante, entender sua relação com o cigarro e planejar, de forma conjunta, a melhor estratégia para conseguir o abandono do hábito de fumar (o que pode incluir ou não o uso de medicamentos).

- Grupos: Os encontros em grupo são a chave para o sucesso do Projeto Inspirar, pois permitem ao participante preparar-se para a mudança, superar os primeiros dias sem o cigarro (e a Síndrome de Abstinência, que pode surgir nesta fase) e a se manter sem fumar.

1º encontro: Preparando-se para deixar de fumar
2º encontro: Os primeiros dias sem fumar
3º encontro: Vencendo obstáculos para continuar sem fumar
4º encontro: Benefícios de parar de fumar e prevenção de recaídas
5º encontro: Importância de preparar o indivíduo para seguir só

7. Quais profissionais fazem parte da equipe do projeto?
Médicos, psicólogos e Analistas de Promoção da Saúde.

8. Os grupos são compostos por quantos participantes?
Pode variar de 12 a 25 pessoas de acordo com a capacidade do auditório de cada região.