Usifamília

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e a Usisaúde apresentam um modelo diferenciado de cuidado com a saúde para seus beneficiários, com o programa de Atenção Primária a Saúde, o Usifamília.

Usifamília. A sua saúde em dia.

O Usifamília é um serviço voltado para responder de forma contínua e sistematizada à maior parte das necessidades de saúde dos beneficiários, integrando ações curativas, preventivas e de promoção da saúde. O serviço é preparado para cuidar da saúde dos beneficiários além de oferecer atendimento de profissionais de saúde devidamente capacitados e que contam com o suporte de renomados especialistas.

O que é

O Usifamília representa a nossa busca por um serviço de saúde centrado no paciente e em suas necessidades, que retoma o conceito de medicina da família, que é uma especialidade que se dedica a cuidar de toda a família em todas as fases da vida. As principais vantagens desse modelo diferenciado de atendimento são:

 

Para a estruturação do Usifamília a FSFX/Usisaúde buscou serviços de excelência em Atenção Primária de instituições reconhecidas em nível internacional. Sob a consultoria do Dr. Rob Janett, médico especialista no assunto e professor da Harvard Medical School, conhecemos de perto, em março/2014, o trabalho executado por prestadores de serviços médicos como, Cambridge Health Alliance (CHA), Institute for Healthcare Improvement (IHI), Escola de Saúde Pública de Harvard e Mount Auburn Cambridge Independent Practice Association (MACIPA). A partir desta experiência iniciamos o planejamento do programa e a implantação da primeira unidade do Usifamília.

No dia 24/11/2014 foi inaugurada a 1ª unidade do Usifamília, com o nome do Dr. Rob Janett, homenageado em virtude das suas contribuições para o projeto. A inauguração do novo serviço representou um marco para a FSFX e para a região do Vale do Aço, na medida em que consolidou grande esforço da instituição para viabilização de um novo modelo assistencial para os seus beneficiários.

O primeiro ambulatório do Usifamília foi operacionalizado a partir de uma estrutura pré existente no Hospital Marcio Cunha II, com capacidade para atender até 14.000 vidas. Todos os ambientes foram revistos e remodelados para os novos fluxos de atendimento, por meio de um projeto arquitetônico com foco na humanização.

Após a inauguração da unidade Rob Janett, em Ipatinga/MG, a FSFX e a Usisaúde implantaram mais duas unidades do Usifamília, em Santos/SP e Belo Horizonte/MG. A intenção é implantar novas unidades em outras regiões, ampliando o acesso para todos os beneficiários da Usisaúde.

Equipe Usifamília

A equipe

Um dos diferenciais do Usifamília é a realização dos atendimentos dos pacientes por uma mesma equipe em um mesmo lugar, isso possibilita maior espaço para o diálogo. Outra vantagem está na prevenção quanto ao uso exagerado de remédios, problema que tem elevado a taxa de mortalidade entre idosos. Em resumo, permite que um profissional qualificado e sua equipe se aprofundem no diagnóstico e no conhecimento das condições de vida do paciente e sua família, promovendo ações de acordo com as suas necessidades.

A equipe multidisciplinar é composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, nutricionista, farmacêutico, assistente social e profissionais de apoio, como recepcionistas e administrativos. Cada profissional possui papéis bem definidos dentro da equipe, ao mesmo tempo que compartilha com as demais profissões responsabilidades comuns junto aos pacientes.

O estabelecimento de um processo de capacitação dos profissionais envolvidos foi um dos pontos de grande preocupação na inauguração do Usifamília, a mudança do modelo de atenção tradicional para um modelo de atenção primária a saúde requer não só uma reorganização da forma como os serviços de saúde estão estruturados, como também uma mudança substancial na forma da equipe de saúde enxergar, pensar e agir sobre os pacientes. A sensibilização e capacitação dos profissionais e gestores da FSFX foram feitas por meio de eventos específicos, cursos de capacitação e consultoria especializadas.

Público-Alvo

O público-alvo

O programa é voltado, especialmente, para os beneficiários da Usisaúde com maior necessidade de saúde e o seu respectivo grupo familiar. 

 

Um ano de Usifamília

Um ano de Usifamília

No dia 15/12/2015 comemoramos o 1º ano de vida do Usifamília, com o 1º Simpósio de Atenção Primária “Medicina Centrada no Paciente” e com o 1º Seminário para apresentação dos resultados e avaliações acumulados no primeiro ano de existência, além do lançamento de um livro comemorativo.

Saiba mais

Próximos passos

Próximos passos

A medida que os resultados da iniciativa se tornam evidentes, a intenção é implantar novas unidades em outras regiões, ampliando o acesso para todos os beneficiários da Usisaúde. Para que isso ocorra, entretanto, é preciso primeiramente assegurar que o serviço do Usifamília esteja adequadamente modelado e implementado em sua totalidade para o alcance dos objetivos estabelecidos.

A FSFX entende que o Usifamília representa um processo em franco desenvolvimento. Todo cuidado metodológico foi tomado neste primeiro ano para construção de uma base sólida, de um solo fértil sobre o qual a iniciativa vem ganhando força e aprofundando raízes. A preocupação com a qualificação do cuidado e a aproximação entre equipes de saúde e pacientes tem servido como força motriz deste crescimento, que precisa ser alimentado pelo engajamento de todas as partes interessadas.