Diferenciais

A preparação para o mundo é um processo que deve começar cedo. O Colégio São Francisco Xavier oferece as bases mais sólidas para a formação de cidadãos preparados para enfrentar e superar obstáculos.

Com uma infraestrutura privilegiada, o Colégio São Francisco Xavier possui uma área física de aproximadamente
40.000 m² para proporcionar uma educação de qualidade, associada a um Projeto Pedagógico arrojado e a um Sistema de Gestão certificado pelas normas ISO 9001.

Além disso, você tem todas as informações na tela do computador: pela internet, pais e alunos podem ter acesso a notas, frequência, agenda eletrônica semanal e informações sobre o desempenho do educando de forma consistente e segura.

  • Acesso ao sistema Moodle, um espaço virtual de aprendizagem que conecta o aluno à sala de aula
  • Portarias com leitoras ópticas de cartão para registro de frequência
  • Salas climatizadas para o Ensino Médio, Fundamental e a Educação Infantil
  • Laboratórios de Informática, de Ciências, de Física, Química e Biologia
  • Biblioteca
  • Circuito fechado de TV com câmeras de segurança
  • Equipe de Vigilância 24 horas
  • Quadras poliesportivas, salas multimídia e tela interativa
  • Quadra coberta
  • Campo de futebol
  • Dojô
  • Sala de Estudos (com cabines individuais)
  • Espaço Ser Criança – especialmente adaptado para a Educação Infantil

Filosofia de trabalho

O CSFX é conduzido por uma equipe que mantém um espírito investigativo e busca constantemente aprimorar conhecimentos, métodos e estratégias de ensino.  A instituição acredita que a educação acontece em um processo interativo, dentro de uma relação ética. Por isso, exalta-se a vocação humanística, valorizando a igualdade cívica, a justiça, a dignidade da pessoa, o espírito democrático, a solidariedade e o desenvolvimento integral dos alunos.

A meta é transcender o espaço físico em que o colégio se situa para a compreensão de que o CSFX é um espaço do saber, um lugar que privilegia a formação de um ethos individual e coletivo no sentido mencionado por Lima Vaz: “A permanência social do ethos na forma do costume corresponde sua interiorização e permanência no indivíduo na forma do hábito”. Nesse sentido, o compromisso ético do CSFX é ser uma casa de formação de valores e conhecimentos que permita a criação de uma disposição habitual em seus alunos para agir de forma correta no mundo e na sociedade.

O CSFX compreende que a autenticidade de sua sobrevivência está em despertar nos seus alunos um compromisso com a verdade, priorizando a epistemologia (conhecimento) e a sabedoria (ética) como meio de viver feliz em nosso mundo. O CSFX é uma escola que está sempre aprendendo, um lugar de estudo que busca uma ciência, um conhecimento. Associada à busca do conhecimento, encontra-se, em nosso meio, uma verdadeira preocupação com o comportamento humano, baseada na ideia de que o uso do saber, na conduta da vida, permite ao cidadão alcançar um estágio de equilíbrio e de harmonia que o integra à sociedade como um cidadão ético e responsável.

Proposta pedagógica

A proposta do Colégio tem como norte a formação de indivíduos conscientes de seu papel social, que exerçam a consciência da criticidade, a postura investigativa, a colaboração e a participação ativa no processo de organização do conhecimento que é socializado para outras gerações.

A cultura do São Francisco é de que a busca do conhecimento deve estar em constante atualização a partir do método investigativo, no sentido Peirciano.  Essa preocupação leva à compreensão de que a conciliação entre as opiniões deve se fazer com base no método científico. Nele, as crenças são fixadas por algo externo e estável que afete todas as pessoas. “Devemos dispor de algo que afete ou possa afetar todas as pessoas. E embora as maneiras de afetar sejam necessariamente tão diversas quanto as condições individuais, o método deve ser tal que as conclusões últimas de todas as pessoas sejam as mesmas”.

O CSFX tem consciência de que a técnica é fundamental no processo de aprendizagem e de que hoje a tecnologia confere à ciência precisão, controle de resultados e aplicação prática. Por isso, a escola opta por seu uso frequente em suas atividades. O objetivo do Colégio é incentivar o aluno a perceber a inter-relação das várias ciências e a valorizar seu uso, oferecendo-lhe condições para lidar com os avanços tecnológicos de seu tempo e entender seus desdobramentos na evolução social.

A postura dos educadores do CSFX se fundamenta na concepção de que os seres humanos, por natureza, aspiram ao conhecimento verdadeiro, mas também à felicidade e à justiça. Não vivem nem agem cegamente, mas criam valores pelos quais dão sentido à sua vida e às suas ações. Acreditamos que a vivência desses valores deve ser viabilizada pela escola, proporcionando uma experiência sensível do conhecimento e também criando uma ambiência para o exercício de valores como ética, respeito, solidariedade, criatividade, etc.

O CSFX tem conhecimento dos desafios do mundo atual, mas acredita que, como uma casa de educação, seus membros devem sonhar com um novo modelo de sociedade que não seja corrompida pelos vícios, como assinalava Rousseau no século XVIII. A sociedade corrompida “prioriza a ganância, as aparências e o ter, que geram violências, desavenças e as desigualdades entre os homens; que se manifesta como uma soma de vontades particulares”. Pretendemos, com nossa ação educadora, estimular nossos alunos a desenvolver a capacidade de refletir sobre a existência de um mundo mais justo e fraterno. Acreditamos que o papel do educador é ensinar o conhecimento verdadeiro e ser referência na formação de princípios morais e éticos.

O CSFX acredita que esse modelo de educação é o principal agente de transformação da realidade, como ressalta a Carta Magna e a LDBEN 9.394/96. A educação se faz em “um espaço que privilegia a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola”, um lugar que privilegia “a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar; divulgar o pensamento, a arte” e, ainda, que a Educação deve ser garantida por um excelente padrão de qualidade, obedecendo à Constituição Federal e à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.