CSFX Técnico

Buscando constantemente melhorar o seu percurso pedagógico e com um olhar também para o mercado atual, o Colégio São Francisco Xavier implantou cursos técnicos em diferentes habilidades, ampliando o leque de opções para o melhor desenvolvimento humano e profissional. Atualmente, oferta 11 cursos técnicos nas seguintes áreas:

  • Administração
  • Análises Clínicas
  • Edificações
  • Enfermagem
  • Informática
  • Mecânica
  • Segurança do Trabalho
  • Estética
  • Enfermagem do Trabalho
  • Teatro
  • Eletrotécnica
O curso técnico é hoje uma das melhores oportunidades para quem deseja entrar no mercado de trabalho de forma rápida e ter uma carreira de sucesso. Os cursos são oferecidos na Unidade II do CSFX, localizada no bairro Horto, onde os alunos têm à disposição novas instalações, laboratórios adequados e uma equipe de professores altamente capacitados. Os cursos são credenciados ao PEP (Programa de Educação Profissional), um programa inovador que oferece oportunidades de qualificação básica para o trabalho, por meio de cursos profissionalizantes. Eles possibilitam a formação técnica em escolas da própria rede estadual de ensino, em instituições conveniadas ou em instituições credenciadas que venham a integrar a Rede Mineira de Formação Profissional de Ensino Médio (REDE).

O curso tem a função de capacitar o aluno a propor e analisar soluções empresariais, além de realizar pesquisas, estudos, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nas áreas de administração e seleção de pessoal, organização e métodos, orçamentos, administração de material, administração financeira, relações públicas, administração mercadológica, administração de produção, relações industriais, bem como outras atividades afins.

O curso desenvolve no aluno competências técnico-científicas que lhe permitem diagnosticar e solucionar problemas na área. Os serviços que se dedicam às atividades do biodiagnóstico encontram-se inseridos em diferentes organizações: públicas e privadas, hospitalares e não hospitalares. Têm diferentes portes e vêm apresentando uma expansão quantitativa e qualitativa devido ao surgimento de novas tecnologias em análises clínicas. O técnico em análises clínicas estará habilitado a exercer atividades nas mais diversas áreas como parasitologia, microbiologia, imunologia, hematologia, bioquímica molecular e urinálise.

O Curso Técnico de Edificações tem por objetivo preparar o profissional para projetar e executar obras de acordo com os procedimentos legais, propondo alternativas do uso de técnicas e materiais de construção, elaborando o planejamento e o orçamento necessários à escolha da melhor solução a ser adotada na ocupação do solo, tendo por premissa o respeito e a preservação ambiental. Pretende oferecer ao aluno uma série de conhecimentos que possam prepará–lo para conhecer um edifício: desde a elaboração de estudos, medições e análises na preparação de projetos, esboços e desenhos, utilizando ferramentas computacionais como, desenhista projetista, orçamentista e técnico de instalações prediais, coordenando e atuando na execução de várias etapas construtivas auxiliando o engenheiro tanto no controle, como no planejamento e orçamento da obra.

O curso visa a formar profissionais capazes de garantir a melhoria na qualidade do serviço de saúde prestado ao cidadão e, principalmente, assegurar que os princípios de universalidade, integralidade da assistência e hierarquização da rede de serviços sejam cumpridos, capacitando profissionais para atuar tanto na rede pública quanto na rede privada. Com uma formação no eixo tecnológico – ambiente, saúde e segurança –, o curso irá qualificar profissionais para desenvolver ações de cunho preventivo, reabilitação, promoção e recuperação, incluindo aspectos relacionados à educação e à saúde.

O curso Técnico em Estética tem o objetivo qualificar os profissionais para que possam atuar em todos os setores profissionais do mercado de estética facial e corporal, proporcionando uma formação sólida, de forma a habilitar profissionais de nível técnico para executar, com segurança, procedimentos relativos ao seu campo de atuação, orientar indivíduos/grupos acerca dos cuidados com a pele com domínio das técnicas, tecnologias de cosméticos e de equipamentos, na perspectiva da atenção integral á saúde. Formar profissionais adequados à demanda do mercado de trabalho, com visão de mundo e empreendedorismo, capazes de utilizar os conhecimentos adquiridos durante o curso para o bem estar dos seus clientes, por meio dos serviços prestados assegurando a qualidade, atuando com ética e profissionalismo.

O curso visa à formação de profissionais competentes, que compreendam o funcionamento do computador e as possibilidades de configuração para que possam identificar a necessidade de se criar, de forma organizada e sistemática, programas de apoio às atividades industriais ou de comercialização e de prestação de serviços. Além dos objetivos técnicos, o curso almeja a formação crítica e social do cidadão com o processo produtivo, por meio da construção de sua postura profissional ética.

O objetivo do curso é capacitar o aluno na aquisição de competências do eixo tecnológico: controle e processos industriais. As disciplinas visam a formar e oferecer especialização aos profissionais para desempenharem tarefas de caráter técnico, nas fases de desenvolvimento, projeto, fabricação e manutenção industrial, além de habilitar o aluno a exercer atividades como cálculos, desenhos, especificações, orçamentos, preparação e utilização adequada de equipamentos, instalações e de materiais ligados aos sistemas mecânicos em geral, além de auxiliar o setor produtivo em todas as suas fases.

O curso técnico em segurança do trabalho capacita o profissional a estimular a promoção da Qualidade de vida no trabalho, por meio de análise, planejamento, controle e ações corretivas que visem à preservação da integridade física dos trabalhadores, a segurança nos processos, no ambiente de trabalho e no meio ambiente. O profissional será parte integrante da área de saúde e de segurança ocupacional da empresa, tendo como responsabilidades o planejamento, a implementação e o controle de medidas coletivas e individuais do ambiente de trabalho.

O Colégio São Francisco Xavier/Fundação São Francisco Xavier também é credenciado ao PEP (Programa de Educação Profissional) do Governo do Estado de Minas Gerais e habilitado junto ao PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).

Contatos: (31) 3830-5850 | (31) 3830-5851 | (31) 3830-5852 | (31) 3829-9800
*Horário de atendimento – 13h às 22h.
CSFX Agenda Semanal Técnico

CSFX

Av. Itália, 1.910, Cariru – Ipatinga – MG. CEP 35160-114
Tel.: (31) 3829-9800 / Fax.: 3829-9880

CSFX – Horto

Rua Palmeiras, 1.089, Horto – Ipatinga – MG. CEP 35160-311
Tel.: (31) 3830-5850