29/06/2018

FSFX cria primeira plataforma digital do país para maternidade do Hospital Márcio Cunha

Na maioria das vezes, uma gravidez se traduz em um misto de variáveis, como sentimentos, pensamentos, expectativas, fantasias e transformações biológicas. E foi pensando em como minimizar impactos e, até mesmo, os traumas e riscos que uma gestação pode causar à vida de uma família que o Hospital Márcio Cunha e Fundação São Francisco Xavier buscaram na inteligência artificial, meios de tornar esse momento o mais seguro possível. Para isso, criou a primeira plataforma digital de relacionamento entre a gestante e a maternidade do país: a Mimo.

Só no ano passado foram realizados 5.583 partos na maternidade do HMC. A Instituição carrega o título de quarto hospital em número de partos pelo Sistema único de Saúde (SUS) do Estado de Minas Gerais traz consigo o peso de uma instituição responsável. O novo projeto vai atender todo esse público que confia no trabalho do HMC e que escolhe o hospital para ter o seu filho.

A Maternidade Conceito Mimo nasceu do desejo da instituição de cuidar da gestante durante a gravidez, tratando a mãe e a criança em todos os estágios da gestação. Além de fazer pela mulher algo ainda não realizado em nenhuma parte do país: ampliar o cuidado da paciente desde a descoberta da gravidez até quando ela retorna para casa com o bebê nos braços. “Nenhuma gestação é igual! E o projeto é uma solução inteligente, associado a cuidados multidisciplinares, considerando todas as fases da gestação. Tudo foi feito por meio de uma metodologia de melhores práticas hospitalares e uma plataforma de inteligência artificial”, explicou o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar de Souza Lima.

A Mimo representará uma quebra de paradigmas e a evolução dos serviços da maternidade oferecidos as gestantes e aos bebês. “O projeto moderno tem como objetivo garantir a qualidade e segurança da paciente e da criança. A Maternidade Conceito mudará a realidade de atendimento do centro obstétrico com o desenvolvimento de um novo padrão de tecnologia inovadora e uma gestão do cuidado mais efetiva”, afirma Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier.

Biometria Facial

Os serviços oferecidos de forma personalizada e inovadora estarão disponíveis para todas as gestantes que forem atendidas no HMC, tanto as de convênios quanto as do Sistema Único de Saúde. A primeira melhoria será na identificação da paciente, que ao dar entrada para fazer seu pré-natal no Hospital Márcio Cunha será reconhecida por meio de biometria facial. O novo formato de identificação contribuirá para aprimorar os processos de segurança da instituição, aumentando a agilidade na recepção das gestantes e no registro dos atendimentos. Uma vez identificada por meio da biometria facial, a paciente já estará inserida no projeto e a partir daí poderá usufruir de todos os benefícios oferecidos pela nova plataforma.

Aplicativo

Logo no primeiro atendimento no consultório médico a mulher receberá informações sobre a Mimo e será apresentada ao aplicativo que foi desenvolvido especialmente para a Maternidade Conceito do HMC. Com a ferramenta, a gestante poderá acompanhar às informações da sua gravidez e todas as suas consultas médicas de forma personalizada podendo interagir com a equipe a qualquer momento. Dúvidas também poderão ser esclarecidas por meio do aplicativo, evitando assim que a gestante se desloque até o hospital sem necessidade, permitindo que ela tenha uma gestação mais tranquila e segura. E quando for detectado um problema, a mulher será orientada a procurar o hospital imediatamente.

Também pela ferramenta será possível que a equipe multidisciplinar obtenha informações sobre a interação da gestante com o aplicativo, garantindo que todos estejam conectados no mesmo momento. Sendo assim, quando a mulher deixar de acompanhar alguma informação sobre a sua gravidez, a equipe receberá um alerta sobre a situação. Uma mensagem será enviada a mulher avisando sobre a importância de ela estar atenta às informações prestadas pela equipe. E se ainda assim não houver retorno, uma pessoa indicada pela gestante também será acionada para tomar conhecimento do problema.

Ainda por meio do aplicativo, a grávida poderá relacionar também alguns contatos que serão avisados via mensagem, imediatamente quando o bebê nascer. Durante todo o momento em que a mulher precisar se deslocar para atendimento na Mimo, seu acompanhante tanto dentro da maternidade quanto na recepção de espera terá acesso ao quadro clínico da gestante por meio de um painel eletrônico que será atualizado em tempo real. Dentro do centro obstétrico também terá um painel com todas as informações da paciente para que a equipe mantenha-se informada, garantindo qualidade, segurança, melhoria de processos e otimização dos trabalhos.

E quando a gestante entrar em trabalho de parto, o painel também atualizará as informações sobre o estágio do seu parto e após o nascimento do bebê, os painéis informarão a notícia. Por meio do aplicativo as pessoas relacionadas pela gestante receberão a informação em tempo real por mensagens nos seus celulares, mesmo que estejam em outro país.

Dashboard

Com o projeto, as grávidas serão orientadas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar durante toda a gestação e o pós-parto. Quando internadas, elas terão seus exames e dados vitais monitorados em tempo real pela plataforma digital para garantir que tudo saia como planejado e qualquer anormalidade seja tratada com a devida urgência. Reconhecida em todo o Brasil e até internacionalmente pela excelência na assistência prestada e pelo investimento em melhoria contínua, a Fundação São Francisco Xavier está sempre inovando e buscando tecnologias que possam contribuir para o melhor desempenho dos seus processos.

Funcionamento

Mas a atenção da Mimo com as gestantes não acaba quando voltam para suas casas, pois de forma personalizada o aplicativo continua disponível para a mulher esclarecer as suas dúvidas desse novo momento, o nascimento do seu bebê. Todo esse cuidado da Maternidade Conceito direcionado a mulher e ao seu neném quer proporcionar a ela o acolhimento em todas as fases da sua gestação e após o nascimento da criança, um momento tão delicado e mágico na vida de uma mulher. Com todos os processos inovadores, o novo projeto da Fundação São Francisco Xavier conseguirá estabelecer um cuidado contínuo e personalizado com a mulher e o seu bebê.

seta notícia anterior seta voltar PRÓXIMA NOTÍCIA seta