04/09/2017

FSFX investe em tecnologia de ponta na Hemodinâmica do HMC

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) implantou recentemente, no Hospital Márcio Cunha (HMC), o Artis One, moderno equipamento de hemodinâmica de fabricação alemã. O aparelho, avaliado em mais R$ 1,5 milhões, irá proporcionar aos pacientes um atendimento com maior resolutividade, segundo a lógica dos níveis de complexidade (média ou alta), otimizando assim a eficiência do hospital e sua equipe.

O equipamento proporciona um ganho em qualidade de imagem e versatilidade para a realização dos procedimentos médicos minimante invasivos, como o Cateterismo Cardíaco e Angioplastia. Para Mauro Oscar Soares de Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da FSFX, ter a tecnologia trabalhando junto aos profissionais é fundamental para o sucesso na missão de salvar vidas. “O novo aparelho certamente qualificará ainda mais o atendimento que prestamos ao Vale do Aço e região. Trazendo benefícios para a população e ganho para a instituição”, afirma.

O novo aparelho permite maior conforto ao paciente, já que utiliza a dose mínima de radiação necessária sem comprometer a qualidade. Um dos ganhos foi para neurologia: o equipamento possui software para realização da angiografia cerebral (técnica utilizada para a detecção de anomalias dos vasos sanguíneos cerebrais) em 3D. A visualização dos vasos cerebrais em terceira dimensão facilita o diagnóstico e o planejamento do tratamento endovascular do aneurisma cerebral.

De acordo com Pedro Paulo Neves de Castro, cardiologista do HMC, as próteses (stent) de última geração vêm sendo produzida com uma menor espessura metálica e, com isso, a sua visualização se torna mais difícil nos aparelhos convencionais. “Este novo equipamento, possibilita a equipe médica um aprimoramento computadorizado das imagens, chamado pelo fabricante de “Clear Stent” – ferramenta de visualização de stent que melhora a visibilidade mesmo em condições difíceis, esta nova técnica melhora os resultados clínicos, reduzindo as chances de complicações para o paciente”, explica.

O investimento da FSFX reafirma a qualidade dos serviços prestados pelo HMC, tendo a tecnologia a serviço da assistência fornecendo um atendimento completo e humanizado ao paciente.

Serviço de Hemodinâmica do HMC

O Serviço de hemodinâmica e cardiologia intervencionista do Hospital Márcio Cunha foi inaugurado em 2004. Atualmente, o setor é referência no tratamento das doenças cardiovasculares no estado, com mais de 15.000 procedimentos realizados e funciona 24 horas por dia durante os sete dias da semana, de forma ininterrupta.

Um dos procedimentos com maior satisfação, pelos resultados, é a realização da recanalização da Artéria Coronária no momento do Infarto – restauração do fluxo sanguíneo do vaso com a realização da Angioplastia. Este é o melhor tratamento para o infarto e reduz mortes e sequelas graves.

Procedimentos realizados:

Cateterismo cardíaco com cinecoronariografia;
Angioplastia com implante de stent;
Angioplastia Primária no Infarto Agudo do Miocárdio (24h);
Fechamento da CIA/FOP patente;
Valvoplastias Aórtica e Mitral;
Estudo eletrofisiológico com tratamento por ablação de arritmias cardíacas;
Angiografias de Carótidas, vertebrais e cerebral;
Embolização de Aneurisma Cerebral;
Aortografia;
Arteriografias seletivas;
Angioplastia vascular com ou sem Stent;
Implante de filtro de Veia Cava;
Implante de Endopróteses de Aorta;
Retirada de corpo estranho do sistema cardiovascular;
Tratamento do Mioma Uterino por embolização.

seta notícia anterior seta voltar PRÓXIMA NOTÍCIA seta