16/11/2017

Gestores da FSFX visitam Instituto Humanitas na Itália

A convite do presidente do grupo Ternium/Techint no Brasil, Paolo Bassetti, os superintendentes da Fundação São Francisco Xavier Mauro Oscar de Souza Lima e Adriana Leite, e o coordenador médico da Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, Luciano de Souza Viana, estiveram na Itália para conhecer o grupo Humanitas, expoente europeu em saúde e pesquisa. A visita técnica abrangeu a universidade, o Research Hospital, o Humanitas Cancer Center e o Humanitas Gavazzeni.

Localizado nas cidades de Milão e Bérgamo, o grupo possui um hospital geral com um perfil muito semelhante ao Hospital Márcio Cunha: multiespecialidade, alta complexidade e que atende sistema público e privado. A visita foi uma oportunidade de conhecer as práticas e estabelecer um acordo de cooperação técnica entre a Humanitas e a Fundação.

“Além de confirmar o padrão assistencial e de gestão lá praticados, este encontro nos proporcionou diversas oportunidades e insights que aplicaremos aqui imediatamente”, ressalta o superintendente do Mauro Oscar. No velho continente, o superintendente foi acolhido por Dr. Gian Luca Mondovi e pelo CEO do grupo Humanitas, Ivan Colombo. “Na ocasião, também apresentamos a eles a estrutura e história da FSFX, compartilhando semelhanças e diferenças entre os sistemas de saúde italiano e brasileiro”, explica.

Segundo a superintendente de Gestão, Adriana Leite, está dentro do planejamento estratégico da FSFX a diretriz de estabelecer convênio com hospitais internacionais de classe mundial. “O Instituto, além da proximidade entre os dois países, possui tantas similaridades conosco que nos sentimos confortáveis em estabelecer essa parceria que será uma linha direta com o primeiro mundo”, declara.

Conforme as projeções, para ela, uma parceria entre as duas instituições pode se tornar uma realidade em breve, com foco, inicialmente, nas áreas de cardiologia e oncologia. “Nosso objetivo é firmar uma parceria tanto nas áreas assistenciais quanto nas de ensino e pesquisa”, conclui.

O Grupo Techint e a Humanitas

Na Itália, o Grupo Techint atua no setor de cuidado à saúde por meio do Instituto Clínico Humanitas e o grupo Humanitas que promove, implementa e gerencia iniciativas de cuidado à saúde, pesquisa e ensino. O Grupo inclui o hospital voltado a pesquisa e ensino – Instituto Clínico Humanitas (ICH), perto de Milão, construído pela Techint, e uma série de hospitais particulares em Milão, Bérgamo, Turim, Catânia e Castellanza (Varese). Em 2014, a Humanitas fundou uma universidade médica internacional integrada com o hospital próximo à Milão com métodos didáticos inovadores.

seta voltar PRÓXIMA NOTÍCIA seta