29/12/2017

Hospital de Cubatão apresenta balanço dos primeiros dias de atendimento

Funcionando em pleno atendimento, Hospital de Cubatão já contabiliza importantes números. Em 13 dias de trabalho, 240 pacientes já passaram pelo Hospital.  Nos primeiros 10, o Centro Obstétrico realizou 19 partos (sendo 11 normais e oito cesáreos), além de 123 atendimentos de urgência obstétrica e realização de 20 testes rápidos de HIV e VDRL, exames que garantem maior segurança para a paciente.

Com capacidade para realizar cerca de 150 partos por mês, a maternidade funciona 24 horas para gestantes, puérperas e assistência às gestantes com complicações na gravidez. Para isso, uma equipe capacitada, incluindo médicos obstetras, pediatras e anestesistas, enfermeiros obstetras e técnicos em enfermagem atuam na realização de partos normais e cesáreos.

A estrutura possui sala de triagem, observação, consultório médico, sala de parto, sala de atendimento às urgências obstétricas e neonatais, sala cirúrgica para procedimentos obstétricos e Alojamento Conjunto, para internações após o parto. Dispõe também de sala para curetagens, duas salas de pré-parto e um quarto de PPP (Pré-parto, Parto e Pós-Parto), um dos grandes diferenciais por incentivar o parto normal e possibilitar o maior contato possível entre a mãe e o bebê em um mesmo ambiente, garantindo acolhimento e bem-estar materno.

Para o superintendente do Hospital de Cubatão, Dr. Abner Moreira de Araújo Junior, todos os esforços estão focados na valorização do cuidado ao paciente e na humanização. “Ao iniciar o atendimento da Maternidade e dos demais serviços disponíveis, buscamos oferecer um padrão de excelência na assistência com as mesmas diretrizes das demais unidades hospitalares administradas pela FSFX. Trazemos nossas práticas, amparadas em evidências científicas, promovendo e criando condições, reforçando o nosso compromisso com a qualidade e a segurança”.

Indicadores positivos

A unidade tem apresentado resultados relevantes para a comunidade. O hospital conta com 80 médicos e recebe pacientes do Pronto Socorro Central, Pronto Socorro Infantil e da Unidade de Pronto Atendimento – Jardim Casqueiro. Já foram realizadas 10 cirurgias, entre procedimentos ortopédicos, neurológico, vascular, urológico e cirurgias gerais. Dos 75 leitos disponíveis para SUS, já ocorreram 29 internações materno infantil e 26 adulto. A média de permanência na unidade está em 3,14 dias, já sinalizando importante tendência de rotatividade de leitos. Na unidade de Terapia Intensiva, já foram admitidos 10 pacientes nos leitos adulto, dois pediátricos e dois neonatais.

Para o início das atividades do Hospital, a FSFX o implantou o novo Sistema de Gestão Hospitalar, com prontuário eletrônico, e também o sistema de transmissão de imagens.

O Hospital de Cubatão atualmente tem um efetivo de 350 colaboradores, sendo 197 administrativos, 153 assistenciais. Equipe que já passou por treinamentos assistenciais, comportamentais e administrativos, o que impacta diretamente nos indicadores de qualidade da Instituição.

 

Alguns números (Primeiros 10 dias)

Partos 19
Urgência obstétrica 123
testes rápidos de HIV e VDRL 20
Cirurgias 10
Internação Adulto 26
Internação Materno Infantil 29
Pacientes UTI 14
seta voltar PRÓXIMA NOTÍCIA seta