27/07/2018

Maternidade do HMCC completa 2 anos

Implantada em julho de 2016, a Maternidade do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) está completando dois anos de funcionamento com bons resultados. Em parceria com a Prefeitura de Itabira, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) investiu mais de 500 mil reais em infraestrutura e equipamentos, na unidade, para garantir o bem-estar das futuras mamães e seus filhos, tornando-a referência para 12 municípios da microrregião de Itabira.

Em dois anos, a maternidade do HMCC, realizou mais de 2.500 partos, sendo 1.459 deles normais. Só no último mês, junho, a taxa de parto normal foi de 67,72%, a maior já registrada na unidade. Com 100% dos partogramas preenchidos superou, mais uma vez, as recomendações de melhores práticas em obstetrícia do Ministério da Saúde (MS). Apresenta ainda índices menores de mortalidade neonatal, do que os previstos pelo órgão.

Para o diretor executivo da Fundação, Luís Márcio Araújo Ramos, a mobilização da população, Ministério Público, Conselho Municipal de Saúde, colaboradores e corpo clínico, em 2017, para a maternidade permanecer no hospital reforça o compromisso da FSFX com a população da região de Itabira. “A maternidade do HMCC fortalece ainda mais os laços da Fundação com a comunidade local. Possui uma assistência completa e de qualidade para a gestante, desde o pré-natal ao parto, passando por orientações sobre amamentação e saúde do bebê. Um modelo de referência para proporcionar total conforto e tranquilidade em um dos momentos mais especiais na vida das famílias”, afirmou Luís Márcio.

Estrutura

Um dos grandes diferenciais do atendimento do setor está no acolhimento e na garantia do bem-estar tanto da mãe quanto do filho. Para isso, a maternidade dispõe de consultório médico, sala de classificação de risco, de observação, de Pré-Parto e Parto, para dar suporte às parturientes que irão ter parto normal, e Alojamento Conjunto para internações. Possui ainda sala de atendimento às urgências e sala cirúrgica para procedimentos obstétricos, funcionando 24 horas por dia durante os sete dias da semana.

De acordo com a superintendente do HMCC, Ana Rosa dos Santos, ter uma boa estrutura e assistência humanizada de qualidade, ajuda a fortalecer o vínculo da mãe com o recém-nascido. “A maternidade do HMCC é um lugar aconchegante, com equipes bem qualificadas e preparadas para promover conforto e o maior contato possível entre a mãe e o bebê, num mesmo ambiente, reforçando os cuidados e a segurança com a saúde. Aqui, ambos recebem todos os cuidados necessários, desde o pré-natal até a alta hospitalar. E quando é preciso recebem, ainda, acompanhamento do Serviço Social e de Psicologia pela rede pública após a alta”, informou a superintendente.

Equipe

A Maternidade está pautada em protocolos, seguindo os critérios exigidos pelo Ministério da Saúde. O local conta com obstetras, pediatras, anestesistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e as enfermeiras obstetras – que atuam ativamente durante o trabalho de parto, durante 24 horas por dia. Uma equipe multidisciplinar que trabalha em prol do vínculo mãe/recém-nascido permitindo o contato pele a pele logo após o nascimento e o incentivo a amamentação na primeira hora de vida, sendo esse um dos indicadores acompanhados pela FSFX e pela Secretaria Municipal de Itabira.

“O objetivo da equipe é garantir sempre os direitos da puérpera e do bebê, com uma assistência humanizada. Após o parto são realizados os testes do olhinho, do coraçãozinho e da orelhinha, sendo também oferecido aos pais o direito de realizarem o registro do recém-nascido ainda na unidade. A equipe desenvolve também técnicas e orientações sobre os cuidados com a puérpera e com o bebê, além de permitir ao acompanhante permanecer ao lado da paciente durante todo o período da internação, fortalecendo o vínculo familiar necessário para o desenvolvimento do novo membro. É um orgulho fazer parte dessa equipe, que cresce com qualidade a cada dia”, contou Nayara Pascoal dos Santos, Supervisora da Maternidade do HMCC.

Projeções

Este ano, a FSFX iniciou os procedimentos para conquistar a certificação ONA nível 2 – que avalia a excelência em gestão. Para isso, implantou o Sistema de Gestão da Qualidade para acompanhar os indicadores do hospital. Segundo a pesquisa do próprio hospital, realizada mensalmente, por meio da Qualidade no Atendimento (PQAs), o índice de satisfação dos pacientes com a maternidade do HMCC, em junho, está acima de 95%. Por isso, a FSFX comemora, mais uma vez, junto ao hospital dois anos de resultados expressivos na Maternidade e continua trabalhando para servir a população cada vez mais e melhor.

seta notícia anterior seta voltar PRÓXIMA NOTÍCIA seta