História

O desenvolvimento de Ipatinga está atrelado à história da Usiminas na região. A construção da usina siderúrgica, a partir de 1957, atraiu trabalhadores dos quatro cantos do país para o vilarejo que crescia às margens da estrada de ferro Vitória-Minas.

Com o apoio do poder público, a empresa desenvolveu, então, um plano urbanístico para a cidade, com a construção de toda a infraestrutura necessária para promover a qualidade de vida da comunidade local, incluindo o Colégio São Francisco Xavier (1962) e o Hospital Márcio Cunha (1965).

Até 1969, a Usiminas administrou o Hospital e o Colégio por meio do convênio com a Companhia de Jesus – Padres Jesuítas – e com a Congregação Irmãs de Jesus da Santa Eucaristia. Os bons resultados sociais dessa parceria foram essenciais para a empresa dar continuidade ao trabalho, criando, em dezembro daquele ano, a Fundação São Francisco Xavier.

Daí por diante, a FSFX herdou, de sua instituidora e maior cliente, o compromisso com uma gestão eficiente e autossustentável, aplicada ao longo de quase cinco décadas em resultados efetivos e na valorização do ser humano através da educação, da cultura e da saúde.

Com o propósito de oferecer um amplo serviço de saúde bucal, em 1981, a Fundação criou o Centro de Odontologia Integrada (COI), que logo tornou-se modelo de satisfação para clientes e para a região, ao alcançar um dos melhores indicadores de saúde bucal divulgados no Brasil e no mundo. No início dos anos 1990, a Fundação se abre para novas oportunidades, expandindo sua atuação a outros mercados.

Com a Usisaúde, assumiu a gestão dos planos de saúde e odontológicos das Empresas Usiminas em todo o país, além de abrir opções a todo o mercado, consolidando-se como a operadora de clientes de diversos segmentos. Ao criar o Instituto Cultural Usiminas, em 1993, deu vida a palcos, galerias, teatros e outros espaços e um salto importante na promoção da arte e da cultura no dia a dia da população do Vale do Aço, até repassar a gestão dessas atividades em 2008 à sua instituidora.

Nos últimos dez anos, a FSFX manteve a inovação em sua essência empreendedora, ao abrir o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente e ainda investir na expansão do ensino de qualidade do Colegio São Francisco Xavier e em novas unidades assistenciais para o Hospital Márcio Cunha. Hoje, a marca Fundação São Francisco Xavier é sinônimo de excelência, resultado de décadas de atuação na busca incessante pelo aperfeiçoamento profissional e institucional.