Alta Complexidade

Estrutura

Alta Complexidade

O Hospital Márcio Cunha é referência em alta complexidade no leste de Minas Gerais. Isso porque oferece aos pacientes da Usisaúde, de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS) um portfólio de serviços que inclui procedimentos:

  • Cardiovasculares
  • Endovasculares
  • Eletrofisiologia
  • Neurocirurgia
  • Oncologia
  • Tratamento Intensivo Neonatal, Pediátrico e Adulto
  • Urgência e Emergência
  • Gestação de Alto Risco
  • Terapia Renal e Transplantes

Saiba mais

Conheça mais sobre os diferenciais e os procedimentos de cada uma dessas especialidades

O Hospital Márcio Cunha apresenta tecnologias para atuar com eficácia e segurança, desde a prevenção, passando pelo tratamento de doenças no coração e no sistema vascular, até a reabilitação do paciente. Com uma abordagem multidisciplinar, o HMC consegue alcançar índices como média de permanência para cirurgias cardíacas de 8 dias, a segunda menor de Minas Gerais nos últimos cinco anos.

A alta complexidade cardiovascular do HMC abrange:

  • Cirurgias cardíacas;
  • Cirurgias vasculares;
  • Cirurgias híbridas (que combinam técnicas da cirurgia endovascular com o método tradicional)
  • Cirurgias de revascularização do miocárdio;
  • Cirurgias cardiopulmonares;
  • Angioplastias coronarianas;
  • Cateterismo cardíaco;
  • Implante de marca-passo cardíaco permanente;

Entre outras.

Os serviços nessa área possibilitam a realização de tratamento das doenças arteriais e venosas de forma menos invasiva, o que significa uma recuperação mais rápida do paciente. Entre os procedimentos endovasculares realizados estão o tratamento do aneurisma da aorta, a angioplastia da artéria carótida, das artérias dos membros inferiores e casos de trombose venosa aguda e crônica.

A Eletrofisiologia consiste no diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de arritmias, através de cateteres introduzidos no interior do coração. Por meio dela, é possível curar pacientes com arritmias e fazer diagnósticos capazes de prevenir a morte súbita, com implantes de cardiodesfibriladores.

A neurocirurgia busca garantir um atendimento ágil para a melhor evolução clínica do paciente que apresenta lesões ou desenvolve patologias no cérebro, coluna, medula óssea ou nervos periféricos.

Com uma equipe composta por neurologistas e neurocirurgiões, o Hospital Márcio Cunha busca a melhor qualidade de diagnóstico para garantir a melhor evolução clínica dos pacientes e proporcionar um tempo de internação menor.

Credenciado junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Márcio Cunha reúne todas as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e profissionais das diversas subespecialidades da Oncologia.

Todos foram capacitados para garantir uma assistência especializada, desde o diagnóstico definitivo e tratamento dos tipos de câncer mais prevalentes no Brasil até a reabilitação global do paciente.

As Unidades I e II estão sempre prontas para oferecer o melhor em exames diagnósticos e assistência para internação, seja para tratamento ou controle das complicações relacionadas aos tratamentos realizados.

A Unidade de Oncologia, além de proporcionar um aumento do número de consultas e o atendimento às sessões de quimioterapia, conta também com os serviços de radioterapia, radiocirurgia, braquiterapia e medicina nuclear, igualando em tecnologia e recursos humanos aos grandes centros do país e do exterior.

O Hospital Márcio Cunha conta com 40 leitos de Terapia Intensiva, destinados a:

  • Recém-nascidos prematuros com dificuldades respiratórias,
  • Bebês e crianças que passam por tratamento de doenças graves ou recuperação cirúrgica;
  • Pacientes adultos que necessitam de cuidados especiais, como vítimas de acidentes, que apresentam doenças mais graves, que foram submetidos a cirurgias ou procedimentos de alta complexidade.

Em todos eles, se faz presente o suporte tecnológico necessário e o cuidado de uma equipe multidisciplinar pronta para assistir com qualidade e segurança as necessidades do paciente. Saiba mais sobre as UTIs Neonatal e Pediátrica e Adulto.

Os investimentos realizados no novo pronto-socorro reforçam a posição do Hospital Márcio Cunha como um importante parceiro do Estado para o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência em Minas Gerais. Por suas portas, chegam vítimas de traumas e fraturas em acidentes no trânsito das cidades ou das rodovias que cortam a região, vítimas de arma de fogo com hemorragias graves trazidas pelo Corpo de Bombeiros e pelas ambulâncias do SAMU, pacientes que sofreram infarto, parada cardiorrespiratória ou acidente vascular cerebral, entre tantos outros.

É por tudo isso que o HMC segue investindo em tecnologias, fluxos de atendimento mais dinâmicos, protocolos assistenciais seguros e capacitação de toda a equipe para consolidar diagnósticos, realizar intervenções cirúrgicas e atender às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, pediátricas e ortopédicas 24 horas, de forma rápida, precisa e segura para a vida e o bem-estar dos pacientes.

Ainda neste ano, o Márcio Cunha ganhará o suporte de um heliponto construído em frente ao pronto-socorro, reforçando seu papel de referência para casos urgentes no estado.

Seja durante o pré-natal ou em atendimentos de urgência no Centro Obstétrico, médicos e toda a equipe estarão prontos para atender também às gestantes de alto risco que necessitam de atendimento especializado, com equipamentos modernos que auxiliam no acompanhamento e na evolução da gravidez dia após dia.

São atendidas gestantes com intercorrências, como ruptura prematura de bolsa amniótica, doenças hipertensivas da gravidez, doenças maternas prévias (cardiopatia, epilepsia), diabetes, trabalho de parto prematuro, descolamento prematuro de placenta, dependência de drogas ilícitas e outras complicações.

E, após a realização do parto, as mães podem contar também com o suporte da UTI Neonatal para o tratamento e a recuperação saudável do bebê, caso necessário. Saiba mais sobre a Maternidade e a UTI Neonatal.

O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do Hospital Márcio Cunha é referência regional em Nefrologia, com 80 pontos de atendimento e mais de 100 de hemodiálise para atender a pacientes renais crônicos que necessitam do tratamento. Além de ser destaque nacional em transplante renal, o Centro vem crescendo em larga escala na modalidade de Diálise Peritoneal Automatizada.

O trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas de atuação, que alia qualificação técnico-científica, incorporação tecnológica, pesquisa, expertise e resultados expressivos, fez com que o CTRS se consolidasse como o único centro transplantador no leste de Minas Gerais, atendendo a pacientes de Teófilo Otoni, Governador Valadares, Caratinga, Manhuaçu e todo o Vale do Aço.

Saiba mais CLICANDO AQUI.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo