Alta Complexidade

O Hospital Márcio Cunha é referência em alta complexidade no Leste de Minas Gerais, uma área que abrange 35 municípios e cerca de 800 mil habitantes. Isso porque oferece a pacientes da Usisaúde, de convênios e do Sistema Único de Saúde (SUS) um portfólio de serviços que inclui procedimentos:

 

  • Cardiovasculares
  • Endovasculares
  • Eletrofisiologia
  • Neurocirurgia
  • Oncologia
  • Tratamento Intensivo Neonatal, Pediátrico e Adulto
  • Urgência e Emergência
  • Gestação de alto risco
  • Terapia Renal e Transplantes

 

Saiba mais sobre os diferenciais e os procedimentos de cada uma dessas especialidades no Hospital Márcio Cunha.

 

Cardiovascular

Com equipes de profissionais especializados para atender a diversas subespecialidades da Cardiologia, o Hospital Márcio Cunha apresenta tecnologias para atuar com eficácia e segurança, desde a prevenção, passando pelo tratamento de doenças no coração e no sistema vascular, até a reabilitação do paciente. O apoio de uma abordagem multidisciplinar junto ao trabalho das equipes médicas propicia ainda melhor qualidade de vida após a alta. Isso permite ao Márcio Cunha, por exemplo, alcançar índices como média de permanência para cirurgias cardíacas de oito dias, a segunda menor de Minas Gerais nos últimos cinco anos.

A alta complexidade cardiovascular do HMC abrange cirurgias cardíacas, cirurgias cardíacas minimamente invasivas através da aréola mammae, cirurgias vasculares, cirurgias híbridas (que combinam técnicas da cirurgia endovascular com o método tradicional), cirurgias de revascularização do miocárdio, cirurgias cardiopulmonares, angioplastias coronarianas, cateterismo cardíaco, implante de marca-passo cardíaco permanente, entre outras.

 

Procedimentos Endovasculares

Uma das áreas cardiovasculares que mais crescem no Hospital Márcio Cunha é a dos Procedimentos Endovasculares Extracardíacos. De 2010 a 2013, o número de casos atendidos triplicou, saltando de 50 para 150.  Os serviços nessa área possibilitam a realização de tratamento das doenças arteriais e venosas de forma menos invasiva, o que significa recuperação mais rápida do paciente. Entre os procedimentos endovasculares realizados estão o tratamento do aneurisma da aorta, a angioplastia da artéria carótida, artérias dos membros inferiores e casos de trombose venosa aguda e crônica.

 

Eletrofisiologia

Dentro do arsenal de subespecialidades da Cardiologia, a Eletrofisiologia consiste no diagnóstico e tratamento dos diversos tipos de arritmias, através de cateteres introduzidos no interior do coração. Através dela, é possível curar pacientes com arritmias e fazer diagnósticos capazes de prevenir a morte súbita, com implantes de cardiodesfibriladores. Em pouco mais de dois anos, o Hospital Márcio Cunha realizou cerca de 50 procedimentos de estudos eletrofisiológicos (diagnóstico da arritmia) e ablação (nome dado à cauterização dos focos de arritmia cardíaca dentro do coração, prosseguido por tratamento).

 

Neurocirurgia

Aneurisma, acidente vascular cerebral, traumatismo craniano, fraturas de coluna, tumores cerebrais e medulares, meningites, Parkinson, Alzheimer, hidrocefalia, epilepsia, entre outras patologias neurológicas. Diariamente, são esses os quadros mais frequentes que chegam até os especialistas do Hospital Márcio Cunha. Por isso, além de buscar atendimento ágil para a melhor evolução clínica do paciente, com menor tempo de internação e melhor qualidade de vida, neurologistas e neurocirurgiões visam a contribuir para o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de doenças neurológicas.

 

Oncologia

Credenciado junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hospital Márcio Cunha reúne todas as condições técnicas, instalações físicas, equipamentos e profissionais das diversas subespecialidades da Oncologia. Todos capacitados para garantir assistência especializada, desde o diagnóstico definitivo e tratamento dos tipos de câncer mais prevalentes no Brasil até a reabilitação global do paciente. Ciente do aumento anual da incidência de casos de câncer, em especial, os da pele, de próstata, de mama, intestino e estômago, a FSFX e o HMC investem nessa linha de cuidado assistencial.

As Unidades I e II estão sempre prontas para oferecer o melhor em exames diagnósticos e assistência para internação, seja para tratamento ou controle das complicações relacionadas aos tratamentos realizados. A Unidade de Oncologia, além de proporcionar um aumento do número de consultas e o atendimento às sessões de quimioterapia, prepara-se ainda para ampliar os serviços de radioterapia, modernizando seu parque tecnológico através da aquisição de dois novos aceleradores lineares. Também está incorporando os tratamentos de braquiterapia e de radiocirurgia, igualando em tecnologia e recursos humanos aos grandes centros do país e do exterior. Tudo isso possibilita ao cliente acesso ao melhor e mais moderno tratamento oncológico no Hospital Márcio Cunha.

 

Tramento Intensivo Neonatal, Pediátrico e Adulto

O Hospital Márcio Cunha conta com 40 leitos de Terapia Intensiva, destinados a recém-nascidos prematuros com dificuldades respiratórias, bebês e crianças que passam por tratamento de doenças graves ou recuperação cirúrgica, e pacientes adultos que necessitam de cuidados especiais, como vítimas de acidentes ou com doenças mais graves ou que foram submetidos a cirurgias ou procedimentos de alta complexidade. Em todos eles, faz-se presente suporte tecnológico necessário e o cuidado de uma equipe multidisciplinar pronta para assistir com qualidade e segurança as necessidades do paciente. Saiba mais sobre as UTIs Neonatal e Pediátrica e Adulto.

 

Urgência e Emergência

Os investimentos realizados no novo Pronto-socorro reforçam a posição do Hospital Márcio Cunha como um importante parceiro do estado para o fortalecimento da Rede de Urgência e Emergência em Minas Gerais. Por suas portas, chegam vítimas de traumas e fraturas em acidentes no trânsito das cidades ou das rodovias que cortam a região, vítimas de arma de fogo com hemorragias graves trazidas pelo Corpo de Bombeiros e pelas ambulâncias do SAMU, pacientes que sofreram infarto, parada cardiorrespiratória ou acidente vascular cerebral, entre tantos outros.

É por tudo isso que o HMC segue investindo em tecnologias, fluxos de atendimento mais dinâmicos, protocolos assistenciais seguros e capacitação de toda a equipe para consolidar diagnósticos, realizar intervenções cirúrgicas e atender às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas, pediátricas e ortopédicas 24 horas, de forma rápida, precisa e segura para a vida e o bem-estar dos pacientes. Ainda neste ano, o Márcio Cunha ganhará o suporte de um heliponto construído em frente ao Pronto-socorro, reforçando seu papel de referência para casos urgentes no estado.

 

Gestação de alto risco

Seja durante o pré-natal ou em atendimentos de urgência no Centro Obstétrico, médicos e toda a equipe estarão prontos para atender também às gestantes de alto risco que necessitam de atendimento especializado, com equipamentos modernos que auxiliam no acompanhamento e na evolução da gravidez dia após dia. São atendidas gestantes com intercorrências como ruptura prematura de bolsa aminiótica, doenças hipertensivas da gravidez, doenças maternas prévias (cardiopatia, epilepsia), diabetes, trabalho de parto prematuro, descolamento prematuro de placenta, dependência de drogas ilícitas e outras complicações. E, após a realização do parto, as mães podem contar também com o suporte da UTI Neonatal para o tratamento e a recuperação saudável do bebê, caso necessário. Saiba mais sobre a Maternidade e a UTI Neonatal.
 

Terapia Renal e Transplantes

O Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do Hospital Márcio Cunha é referência regional em Nefrologia, com 50 máquinas de hemodiálise para atender a pacientes renais crônicos que necessitam do tratamento, e destaque nacional em transplante renal. O trabalho desenvolvido ao longo de duas décadas de atuação, que alia qualificação técnico-científica, incorporação tecnológica, pesquisa, expertise e resultados expressivos, fez com que o CTRS se consolidasse como o único centro transplantador no Leste de Minas Gerais, atendendo a pacientes de Teófilo Otoni, Governador Valadares, Caratinga, Manhuaçu e todo o Vale do Aço. Saiba mais aqui.