Compromisso com a qualidade

No Hospital Márcio Cunha, a busca pela excelência em todas as atividades passa pelo atendimento aos princípios de segurança, organização de processos e qualidade na gestão dos serviços disponibilizados. O resultado desse compromisso está na melhoria contínua de suas atividades, na infraestrutura em constante crescimento, na incorporação de novas tecnologias, na atualização técnico-profissional e nas ações assistenciais.

 

Prêmios e reconhecimento

Conquistar uma das mais importantes certificações internacionais significa um diferencial para hospitais brasileiros que mantêm uma gestão assistencial madura e consolidada. Em 2014, a instituição recebeu da líder mundial em certificações Det Norske Veritas e Germanischer Lloyd (DNV-GL) a DNV International Accreditation Standard (DIAS), a norma de acreditação hospitalar baseada na National Integrated Accreditation for Healthcare Organizations (NIAHO), que é formalmente reconhecida pelo Departamento de Saúde dos Estados Unidos. Desenvolvida a partir de padrões norte-americanos de segurança assistencial e de infraestrutura, a DIAS exigiu da instituição investimento, capacitação e preparo de todas as suas equipes ao longo dos últimos anos, abrangendo processos de gestão administrativos e assistenciais e a estrutura física das quatro unidades do Hospital Márcio Cunha.

Outro diferencial a se destacar é que somente as instituições que já possuem a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em Nível de Excelência (Nível 3) estão aptas para receber a certificação internacional da DIAS. Em 2003, o Hospital Márcio Cunha foi o primeiro hospital do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência, Nível 3, concedido pela ONA. Após a conquista do título em 2003, o HMC foi ainda recertificado outras quatro vezes.

A ONA é a única entidade reconhecida pelo Ministério da Saúde para fazer a avaliação e certificação dos serviços de saúde dentro da política do Governo de adotar medidas que possibilitem implementar e garantir a qualidade dos hospitais brasileiros.

Para obter a acreditação, é necessário atender aos princípios de segurança, organização de processos e práticas de gestão e qualidade em todos os serviços disponibilizados. As exigências desse nível contêm evidências de políticas institucionais de melhoria contínua em termos de estrutura, novas tecnologias, atualização técnico-profissional, ações assistenciais e procedimentos médico-sanitários

Outra importante conquista do Hospital é a certificação ISO 9001:2008 concedida ao Laboratório de Patologia Clínica pela Det Norske Veritas – DNV, em 1999, posicionando-o no mesmo patamar das melhores instituições do país. A entidade acreditadora designada pela ONA, Det Norske Veritas (DNV), avalia diretrizes administrativas, planejamento institucional e relacionamento com o cliente, apoios ao diagnóstico e de ensino e pesquisa, serviços de atenção ao cliente, serviços de apoio ao diagnóstico, apoio à infraestrutura físico-funcional, técnico-profissional e de ensino e pesquisa.

Em 2004, o Hospital Márcio Cunha foi reconhecido como instituição parceira do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em 2007, o Hospital Márcio Cunha recebeu o Prêmio Mineiro da Qualidade. O troféu é entregue a instituições cujas práticas de gestão alcançaram a excelência. Além da premiação, o Hospital Márcio Cunha também foi agraciado com a Faixa Ouro, que valoriza as melhores diretrizes gerenciais.

Já em 2008, o Hospital Márcio Cunha venceu a primeira edição do Prêmio Célio de Castro, conferido pela Secretaria de Estado de Saúde. O HMC obteve a melhor pontuação entre os 126 hospitais de Minas Gerais participantes do concurso.