FSFX convida você para cuidar da sua saúde

Nesse Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, a Fundação São Francisco Xavier convida você a assumir o compromisso com atitudes ainda mais saudáveis. A comemoração foi instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para alertar a população sobre as responsabilidades dos governantes em manter políticas que promovam hábitos saudáveis de vida e de prevenção às doenças, além de reforçar que esse é um direito de todos.
Confira algumas dicas e valorize seu direito à saúde:
Cuide do seu coração – A boa alimentação e o controle do peso são os principais fatores para o controle das doenças cardiovasculares. Por isso, regular a qualidade e a quantidade do que se consome e beber muita água são essenciais. Evitar açúcares, gorduras e sal em excesso também é muito importante para preservar as artérias coronárias e diminuir a incidência de doenças crônicas, como diabetes e hipertensão.
Envelheça com saúde – Com o processo natural de envelhecimento, o corpo sofre inúmeras transformações, como perda de força muscular, diminuição da flexibilidade, da agilidade e da coordenação. A atividade física ajuda a amenizar essas alterações, auxilia na manutenção do peso, na melhoria da coordenação motora e do equilíbrio, diminuindo assim o risco de quedas e lesões ósseas e musculares.
Durma bem – Ter uma boa noite de sono é essencial para uma vida saudável, pois é durante o sono que nossas energias são recuperadas e os hormônios essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo produzidos. Para garantir a qualidade do sono, é muito importante estabelecer um horário para dormir, inclusive aos fins de semana. Escolher o colchão e o travesseiro certos também são fatores de extrema importância para o conforto e relaxamento do corpo nesse momento.
Diga não ao cigarro – Diversos problemas circulatórios e cardiovasculares acontecem porque a presença de substâncias tóxicas no organismo fazem com que os níveis de colesterol bom (HDL) sejam diminuídos e a pressão arterial aumentada. Doenças relacionadas ao sistema nervoso e à visão também podem ocorrer. O sistema digestivo é outra grande vítima do tabagismo, já que o ato de fumar pode causar gengivite e periodontite, resultando em cáries, perda dentária e mau hálito. O sistema respiratório é o que mais sofre com o consumo do cigarro, e neste caso, afetam fumantes e não fumantes, os chamados fumantes passivos.
Zele pela sua coluna vertebral – A coluna vertebral deve ser cuidada com muita atenção para que não surjam problemas, atrapalhando a realização de atividades simples e cotidianas, como realizar uma atividade física ou realizar tarefas domésticas. Estimativas revelam que 8 em cada 10 pessoas terão ao longo de sua vida pelo menos um episódio de dor na coluna, sendo uma das principais queixas nos consultórios médicos.
Segundo a OMS, ter saúde não é simplesmente não ficar doente, mas também é manter um bem-estar mais amplo, que envolve o aspecto físico, mental e social da pessoa. Manter corpo e mente em perfeito estado de funcionamento e em harmonia é uma forma de ter saúde, além de trazer disposição e vitalidade.

Postagens Relacionadas

Abordagem multifatorial e tratamento personalizado são essenciais para lidar com a doença e melhorar a qualidade de vida Atingindo cerca de 15% da população…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo