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Condições Gerais

Faça o download dos documentos que determinam as condições gerais para prestação de serviços e fornecimentos à FSFX, nos links abaixo:

Documento contemplando a responsabilidade e o compromisso da FSFX, perante à legislação trabalhista;
Documento destinado aos prestadores de serviços, reiterando a necessidade de observância da legislação trabalhista;
Documento com as diretrizes sobre brindes e patrocínios.

 

Compras

As compras de bens e materiais da Fundação São Francisco Xavier são efetuadas através de um sistema informatizado – SIAM (Sistema Integrado de Administração de Materiais) e através de uma plataforma de compra eletrônica – BIONEXO.

 

Gerência de Suprimentos

A Fundação São Francisco Xavier tem como visão estar na liderança nas áreas de educação e saúde, consolidando suas práticas de gestão através de serviços prestados, com alto valor agregado e estratégias direcionadas à qualidade e à humanização do atendimento aos clientes. A Fundação permanece na busca constante pela atualização tecnológica e pelo aprimoramento da relação com seus parceiros estratégicos. Para tanto, está continuamente buscando fortalecimento da sinergia com fornecedores.

A Gerência de Suprimentos é responsável pela aquisição de materiais e pelo contato com seus fornecedores e está localizada no prédio administrativo do Hospital Márcio  Cunha – Unidade I.

As propostas de cadastro enviadas à Fundação São Francisco Xavier serão analisadas e, havendo interesse, a empresa solicitante será informada posteriormente.

A pessoa de contato para envio da documentação citada na Gestão de Fornecedores pode ser solicitada através do Fale Conosco, sendo necessário, para isso, informar o nome e a área de atuação da empresa interessada.

 

Qualificação e seleção de fornecedores

A Fundação São Francisco Xavier mantém um banco de dados bem estruturado, com manutenção permanente das informações relativas ao cadastro dos fornecedores e respectivos materiais comercializados por eles.

Para cadastramento dos fornecedores de materiais, é necessário apresentação da seguinte documentação: CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) ou CPF (Cadastro de Pessoa Física), Inscrição Estadual, Alvará Sanitário, referências comerciais, certificações e relação de materiais a serem fornecidos.

Para o credenciamento de uma empresa como fornecedora de medicamentos no Hospital Márcio Cunha, o fornecedor (fabricante ou distribuidor) deve comprovar sua legalidade (autorização de funcionamento, alvará sanitário, alvará de localização expedido pela prefeitura, autorização especial para comercializar produtos sujeitos ao controle especial) e competência técnica (certificado de boas práticas e responsabilidade técnica do farmacêutico, registro do produto ou a certidão de isenção de registro no Ministério da Saúde).

O farmacêutico é o profissional responsável pela avaliação da documentação dos fornecedores, o contato com os hospitais para informações sobre fabricantes ainda não cadastrados, a verificação de interdições ou suspensões de produtos no site da ANVISA e o envio da documentação para avaliação e parecer da Comissão de Padronização de Medicamentos.

Após a avaliação dos dados cadastrais e, quando necessário, contato com outras empresas que já compram do fornecedor interessado, o profissional de compras aprovará ou não o registro do fornecedor.

 

Avaliação de Fornecedores

Devido à diversidade de produtos do Hospital Márcio Cunha, foram desenvolvidos critérios para que a relação entre empresa e fornecedor esteja em constante melhoria. Ao visar ao crescimento compartilhado com seus parceiros e colaboradores, a FSFX desenvolveu o processo de Gestão de Fornecedores, apoiado por um sistema informatizado de importância estratégica para avaliação de desempenho dos fornecedores.

O processo de Gestão de Fornecedores envolve um conjunto de diretrizes e ações voltadas para a otimização geral do desempenho, em que a prioridade são os requisitos de qualidade, pontualidade, concorrência, administração e revisão de documento.

O programa é sustentado e monitorado por um sistema 100% informatizado em que se considera a importância estratégica do fornecedor e cuja base é um indicador numérico de desempenho histórico que se denomina “PF – Performance do Fornecedor”.

 

Performance do Fornecedor

A performance é o seu índice de desempenho. Basicamente, trata-se do relacionamento do fornecedor com a FSFX no que se refere ao atendimento, desde os orçamentos, passando pelo processo de entrega, a pontualidade, conformidade, etc. São índices estratégicos, visto que podem ser trabalhados com o fornecedor, objetivando incrementar sua parceria com a FSFX, sendo:

– Requisito de Qualidade
Avalia os produtos ofertados em relação aos especificados. O cálculo matemático considera o número de:

  • itens atendidos;
  • itens atendidos parcialmente;
  • itens não atendidos;
  • itens com reclamação de usuário (consumidor).

– Requisito de Pontualidade
Avalia o cumprimento do prazo de entrega acordado.

– Requisito de Concorrência
Avalia a posição de um fornecedor em relação aos concorrentes. É o resultado da integração entre o índice de Resposta de Coleta e o índice de Competitividade.

– Requisito de Administração
Refere-se às inconsistências cometidas pelo fornecedor quando da emissão da Nota Fiscal e/ou despacho do produto comercializado. Podem ser dois tipos: a administrativa e a operacional.

Por inconsistência administrativa, entende-se a divergência entre o que foi negociado e o que foi faturado.

Por inconsistência operacional, entende-se a divergência entre o que foi faturado e o que foi despachado.

– Requisito de Revisão de Documento

Refere-se às alterações na Autorização de Fornecimento. Essa alteração só será considerada se for realizada pela necessidade do fornecedor.

Qualquer alteração na AF ocasionada por interesse da FSFX será ignorada para efeito de cálculo de RR.

Resultado da Performance do Fornecedor

O resultado numérico é convertido em conceito:

PF CONCEITO

95,00 a 100,00 – Ótimo

80,00 a 94,99 – Bom

50,00 a 79,99 – Regular

00,00 a 49,99 – Insuficiente

As avaliações da Performance são semestrais, e os fornecedores selecionados são informados destas através de correspondência parabenizando ou convidando para uma visita em que serão discutidos os pontos de melhoria, pois o programa visa a classificar o fornecedor no conceito ótimo.