Conselho de Clientes promove melhorias nas unidades da FSFX

Com o objetivo promover a interação, aproximar-se da comunidade e ampliar o diálogo com foco na melhoria contínua dos serviços, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) implantou em 2015, os Conselhos Consultivos de Clientes. Ao todo, entre as diversas unidades da FSFX, mais de 100 pessoas já passaram pelos Conselhos, e, vêm contribuindo significativamente com a melhoria contínua dos serviços em suas unidades. 

O projeto deu início no Hospital Márcio Cunha (HMC) e Usisaúde do Vale do Aço, e, foi expandido para as demais regiões de atuação da FSFX, proporcionando melhorias nos serviços oferecidos pela Instituição. Os grupos são formados por clientes de diversos segmentos escolhidos criteriosamente a partir de críticas, reclamações e elogios registrados na Central de Relacionamento com Clientes. Os conselheiros participam de reuniões para identificar pontos críticos que necessitam ser revisados pela Fundação, além de sugerir soluções para o benefício coletivo.

A cada ano, os integrantes são substituídos por novos convidados. Eles participam de três encontros anuais, no primeiro são apresentadas as propostas do grupo e o levantamento dos principais pontos críticos a serem revistos pela Fundação. No segundo são apresentadas as propostas de soluções ou decisões a serem tomadas com um curto prazo de conclusão e no último encontro serão apresentados três pontos principais levantados na primeira reunião e as propostas de solução, discutidos e solucionados devidamente compilados. 

No Hospital Márcio Cunha (Vale do Aço) e Usisaúde, diversas foram as conquistas em 2018 para beneficiamento dos usuários da região, dentre elas estão: implantação do consultório de Oftalmologia no pronto-socorro; inclusão do Protocolo de Alergia para paciente com alergia alimentar, identificação/sinalização de pacientes com alergia alimentar em mapas e etiquetas de identificação de dietas; inclusão de novos médicos no corpo clínico, sendo 11 médicos para atendimento em ambulatório; implantação do Projeto Preparo Cuidador para orientações pós alta; alteração de horário de atendimento das recepções de exames; novo sistema operacional para Call Center e marcação do telefone, com tecnologia inovadora, otimizando o gerenciamento das ligações diminuindo o tempo de espera.