Perfil institucional

A Fundação São Francisco Xavier carrega, desde sua origem, o embrião da transformação social, da gestão com responsabilidade e da cidadania. Braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, a Fundação mantém, em sua essência, a busca constante pela excelência na prestação de serviços, a partir de ações que extrapolam os limites do Vale do Aço.

Atualmente, possui mais de 4.500 colaboradores e é composta por cinco unidades: o Hospital Márcio Cunha, o Colégio São Francisco Xavier, a operadora de planos de saúde Usisaúde, o Centro de Odontologia Integrada e o Serviço de Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional e Meio Ambiente. Recentemente, a Fundação passou a atuar também com uma nova unidade, ao assumir a gestão do Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira.

Constituída como Entidade Filantrópica de direito privado, a FSFX é reconhecida pelo Ministério da Previdência e Assistência Social como uma Entidade Beneficente de Assistência Social. O reconhecimento é resultado de uma atuação comprometida há décadas com o desenvolvimento humano e a sustentabilidade nas práticas de gestão, multiplicando oportunidades de negócio com efetividade nos resultados.