Hospital 100% SUS, em Itabira, lança campanha de doação de armações de óculos

Publicado em 13/06/2022

Hospital Municipal Carlos Chagas arrecadará armações de óculos junto à comunidade. Os itens serão higienizados e disponibilizados aos pacientes com receita médica emitida por oftalmologistas do Hospital.

A baixa acuidade visual é um problema que afeta mais de 35 milhões de pessoas no país, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É cada dia maior o número de pessoas que precisam de óculos para corrigir a visão. No Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira, são realizadas em torno de 1400 consultas oftalmológicas ao mês e, aproximadamente, 40% dos pacientes usam óculos. Cerca de 15% deles relatam não usarem óculos por falta de condições financeiras.

Pensando nisso, o HMCC, que atende 100% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), acaba de lançar o Projeto Boa Visão: uma campanha de doação de armações de lentes oculares. Desenvolvido pela Assistente Social da instituição, o Projeto objetiva arrecadar armações e oferecê-las aos pacientes que passarem pela consulta médica no ambulatório de oftalmologia do hospital e tiverem indicação do uso de óculos com receita médica.

“O objetivo do projeto é proporcionar aos nossos pacientes acesso mais eficaz e integral no que se refere à saúde ocular. Sabemos que muitos deles realizam a consulta, mas por não conseguem devido ao custo, comprar os óculos, ou seja, não conseguem sanar o problema. O que queremos é ofertar um atendimento humanizado, reduzindo os custos, oferecendo a armação. Não será preciso comprovar renda, já que o SUS se baseia no princípio da equidade. Todos os pacientes que passarem pelo ambulatório de oftalmologia do HMCC e tiverem a receita terão direito”, pontua a Assistente Social do Hospital Municipal Carlos Chagas, Cintya Valéria Nascimento.

A campanha pretende envolver toda a comunidade de Itabira e região para doarem armações que não usam mais.  São cinco pontos de arrecadação: Aposvale (Associação dos Aposentados, Pensionistas e Empregados das Empresas Patrocinadoras da Valia); óticas Itaótica; clínica Unione; Loja do Usisaúde e recepção do Hospital Municipal Carlos Chagas.

A profissional ressalta, ainda, que o projeto também possui um cunho sustentável. “Nem sempre as pessoas sabem o que fazer com uma armação antiga e essa é uma boa oportunidade de fazer o bem ao próximo”, pontua. 

Todas as armações coletadas serão higienizadas pela equipe do Hospital Carlos Chagas antes de serem disponibilizadas para a doação aos pacientes.

Confira os endereços dos Pontos de Coleta de Doações:

– Recepção do Hospital Municipal Carlos Chagas: Rua Chácara Fernando Jardim, 555, Campestre

– Aposvale: Avenida Duque de Caxias, 44, Esplanada da Estação

– Itaótica: Avenida João Pinheiro, 420; Avenida João Pinheiro, 530 B; Avenida João Pinheiro, 665, loja 5

– Clínica Unione: Rua Dr. Guerra, 90, Centro

– Loja do Usisaúde: Rua Irmãos D´Caux, 300, loja

Av. Kiyoshi Tsunawaki, 41, Bairro das Águas, Ipatinga, Minas Gerais, CEP 35160-158

Serviços de Orientação ao Cliente

31 3829-9000

Fale Conosco