Centro de Odontologia Integrada da FSFX é o primeiro de Minas a conquistar a certificação ISO 9001

O Centro de Odontologia Integrada (COI) da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) tornou-se a primeira instituição de assistência odontológica de Minas Gerais a ser certificada pela norma ISO 9001:2008. O documento de certificação foi entregue neste mês de maio pela Det Norske Veritas Germanischer Lloyd (DNV-GL), a líder mundial em certificações de empresas nos mais diversos segmentos.
COI---EN-(1)A conquista consolida o alto padrão de qualidade do COI aplicado em todas as suas ações, fruto dos investimentos recebidos pela FSFX e pela Usiminas ao longo dos seus 34 anos de história e do compromisso assumido ao longo do último ano para se adequar às exigências da norma. Com ampla estrutura para atender desde a odontologia voltada para promoção da saúde até as clínicas de alta complexidade, o COI apresenta indicadores epidemiológicos comparáveis aos dos melhores países. O chamado CPO-D (índice internacional que mensura a taxa de dentes Cariados, Perdidos, Obturados e outros tratamentos) da população atendida pelo COI é de apenas 0,3, bem abaixo dos 2,1 do Brasil e de países como Estados Unidos (1,1), Alemanha e Dinamarca (0,7).
Em fevereiro, recebeu a visita dos auditores da DNV-GL, que avaliaram todos os processos assistenciais e de gestão na auditoria de certificação. “Desde que a Fundação São Francisco Xavier iniciou os primeiros passos no Processo de Aperfeiçoamento da Qualidade, o Centro de Odontologia Integrada passou a sonhar com esse momento. Para essa conquista, traçamos, em dezembro de 2014, um cronograma a ser executado ao longo de 2015. Todas as áreas se envolveram para que conquistássemos a ISO 9001, e enfatizamos o apoio irrestrito que tivemos das áreas corporativas da FSFX e de todo o nosso corpo clínico”, destacam os membros da equipe de implementação, Elen Rayane Eler e Alcimar Barcelos.
“O alcance da certificação vem atestar a qualidade dos serviços prestados pelo COI, bem como a preocupação com a segurança do paciente e o respeito às normas e parâmetros exigidos pelos órgãos regulamentadores. Uma conquista partilhada com todos da instituição”, completa o superintendente do COI, Carlos Antônio de Souza.
COI_box31Entre as principais mudanças executadas para a certificação estão a construção de protocolos clínicos e procedimentos da qualidade; a integração do COI ao Tasy, o sistema informatizado de gestão integrada da FSFX, por meio dos módulos de suprimentos, CME e de gestão das reclamações de clientes; o gerenciamento de riscos inerentes ao atendimento e a implantação das ferramentas da Qualidade.
Todas as melhorias implantadas trazem mais confiabilidade, qualidade e segurança aos pacientes. Além disso, garantem o atendimento por profissionais devidamente habilitados, em uma clínica que se preocupa com a inovação tecnológica, proteção da propriedade do cliente, e a busca constante em satisfazer as suas necessidades.
Mais sorrisos
O Centro de Odontologia Integrada é o principal local de atendimento aos beneficiários do Usisaúde Dental, o plano odontológico da Usisaúde. Possui 48 unidades odontológicas, distribuídas por sua sede no bairro Horto, em Ipatinga, e também em unidades nas Associações de Aposentados de Ipatinga e de Timóteo, no Hospital Márcio Cunha e nas áreas internas e da Usiminas e Usiminas Mecânica em Ipatinga, Belo Horizonte e Cubatão. Para isso, conta com 72 cirurgiões-dentistas de 12 especialidades, e outros 161 colaboradores, entre técnicos de saúde bucal, auxiliares e administrativos.
Na carteira de clientes do COI estão empregados e dependentes da Usiminas, da Fundação São Francisco Xavier e também clientes do mercado. Tanto que, nos últimos anos, se empenhou para driblar os desafios impostos pela desaceleração econômica e se expandir no mercado. Todo esse esforço registrou um aumento de 10% do número de beneficiários em dois anos. Hoje, já são mais de 85 mil beneficiários integrados ao COI.
 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo