Hospital de Cubatão renova certificação ONA nível 2

Após dois dias de auditoria externa, o Hospital de Cubatão manteve a acreditação ONA nível 2, concedida pela DNV, uma das Instituições credenciadas pela Organização Nacional de Acreditação. Os auditores avaliaram, presencialmente, fluxos, processos, documentos e registros da unidade.

A equipe de avaliadores buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo o desdobramento do planejamento estratégico, a gestão integrada dos processos, a qualidade e a segurança na assistência prestada e nos serviços de apoio, assim como possíveis pontos de melhoria a serem tratados. A cada oito meses, a unidade passa por avaliações de manutenção, conforme determina o Sistema Brasileiro de Acreditação.

O Hospital de Cubatão é acreditado ONA nível 1 desde abril 2019 e foi reconhecido como ONA nível 2, em 2021. Esta foi a primeira avalição do novo ciclo. Uma segunda auditoria de manutenção está marcada para novembro deste ano. “Passar por mais esta etapa, com sucesso, demonstra o empenho de todos os nossos profissionais em atender aos padrões e requisitos de segurança do paciente e de gestão integrada. Temos muito orgulho de fazer parte do grupo de hospitais que contam com esta acreditação”, ressalta a gerente executiva do Hospital de Cubatão, dra. Ana Rosa dos Santos.

“Esse resultado é o reconhecimento de nossas ações de melhoria e nos deixa muito motivados a continuar trabalhando para desenvolver, cada vez mais nossa atuação no Hospital de Cubatão e aprimorar os processos no que tange a segurança do paciente, nosso foco maior, “destacou a diretora de hospitais da Fundação São Francisco Xavier – administradora do Hospital de Cubatão, Flávia Montenegro.

“O certificado ONA – Nível 2 valida um trabalho de excelência realizado na cidade de Cubatão. A reabertura do Hospital Municipal, em 2017, marcou positiva e definitivamente a Saúde no Município. Oferecemos serviços de qualidade, muitos deles gratuitos, em parceria com o SUS. Isso é dignidade e integralizar o cidadão aos serviços básicos que todo gestor deve oferecer. A FSFX tem sido nossa parceira nesse sentido, administrando nosso Hospital de Cubatão e humanizando todo e qualquer atendimento”, destacou o prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira.


Hospital de Cubatão

Incorporado às unidades de negócio da Fundação São Francisco Xavier em 2017, o Hospital de Cubatão (HC) é um hospital geral de leitos de retaguarda, credenciado para atendimentos de baixa e média complexidades, com mais de 30 especialidades médicas e prestação de serviços de traumatologia, ambulatório, internação, UTI, maternidade, centro cirúrgico, hemodiálise, oncologia e serviços de diagnóstico. A unidade apresenta evolução em seus indicadores hospitalares, com resultados assistenciais mais expressivos, que refletem no aumento da promoção da saúde e do cuidado humanizado com os clientes.