HMC ganha iluminação especial em adesão ao Outubro Rosa

Com a chegada do “Outubro Rosa”, a fachada do pronto-socorro do Hospital Márcio Cunha, ganhou o tom do mês de outubro: a cor rosa. A tonalidade é símbolo da campanha mundial para a prevenção contra o câncer de mama. A iluminação cor de rosa é uma forma de chamar a atenção das mulheres e também de seus companheiros, amigos e familiares para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce, estimulando as mulheres a fazerem o exame da mamografia.outubro rosa

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 25% dos casos novos a cada ano, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada tardiamente. O Inca também estima que em 2014 sejam registrados 57 mil novos casos de câncer de mama. Só para Minas Gerais, foram projetados 5.210 casos, 5% a mais que em 2013.

Para o médico radioterapeuta do Hospital Márcio Cunha, Pedro Paulo Oliveira, a detecção do câncer nos estágios iniciais possibilita um aumento das chances de utilização de tratamentos menos agressivos e com maior possibilidade de cura do paciente. Por isso, são fundamentais a prevenção e a atenção sobre os fatores de risco para o câncer de mama, como idade, histórico familiar, época da primeira e última menstruação, menopausa tardia, ocorrência da primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gravidez, dentre outros.

“Para as mulheres de um modo geral e, principalmente aquelas que possuem alguns desses fatores de risco, buscar um estilo de vida saudável torna-se muito importante para a prevenção. Para isso, o caminho está na adoção de alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar e não abusar de bebida alcoólica, dentre outras atitudes para prevenir o câncer”, destaca.

A importância da mamografia

A detecção dos tumores mamários na fase inicial do seu desenvolvimento é considerada o fator mais importante para o sucesso do tratamento e para se alcançar a cura. Ciente disso, o Hospital Márcio Cunha oferece o exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres com idade a partir dos 35 anos. Para agendar o exame, basta entrar em contato pelo 3829-9600 ou marcar presencialmente na recepção principal da Unidade I do Hospital Márcio Cunha.  “Somente neste mês de outubro, estamos facilitando o acesso das mulheres com idade indicada para a realização do exame: basta entrar em contato com a marcação do Hospital e realizar a mamografia pelo SUS”, afirma o superintendente do Hospital Márcio Cunha, Mauro Oscar Soares de Souza Lima.

“Esse exame é sem dúvida o método de escolha para se alcançar o diagnóstico precoce. É necessário que a mulher faça os exames com regularidade. A mamografia é capaz de detectar nódulos que a mão não identifica. O problema hoje em dia não é mais ter câncer de mama, mas não diagnosticá-lo”, explica Pedro Paulo.

Postagens Relacionadas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo