HMC realiza 32º Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde

Com o propósito de capacitar os voluntários, colaboradores e comunidade, o Hospital Márcio Cunha (HMC) promove, neste sábado (19), o 32º Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde. O tema “A alegria de ser voluntário” busca mostrar a importância dessa participação no ambiente hospitalar, além de estimular as pessoas a exercerem essa prática de forma consciente e de maneira que contribua para o bem-estar do paciente.
Com as inscrições encerradas e todas as vagas já preenchidas, o evento acontecerá no Teatro Zélia Olguin, no bairro Cariru, em Ipatinga, das 7h30 às 17h. Para a supervisora de assistência multidisciplinar do HMC e coordenadora do encontro, Maria Inês Romano, o seminário promoverá um momento de interação e troca de experiências entre participantes e palestrantes. “É preciso não apenas convidar as pessoas, mas reforçar o porquê de se tornar um voluntário, mostrando suas atribuições e responsabilidades. Para isso, trabalhamos o perfil do voluntário, que precisa, muito mais do que procurar falar ou emitir opiniões, aprender a ouvir as pessoas e a lidar com suas angústias.”
No dia a dia de um hospital, um dos trabalhos do voluntário é visitar e doar um pouco do seu tempo às pessoas internadas. “Apesar de o paciente ter todo o suporte da equipe de assistência aqui, precisamos lembrar que durante o período de internação ele está distante de familiares e amigos. E, às vezes, tudo o que ele precisa é ser ouvido, o que ajuda no alívio das tensões, ajuda a se acalmar e a aceitar o tratamento e o tempo em que ficará no hospital. O voluntário acaba sendo um parceiro importante da assistência”, completa Maria Inês.
A programação do Seminário contará com apresentações do Coral FSFX, da Oficina de Canto, do Programa Qualidade de Vida da FSFX, além de cinco palestras. As apresentações “A alegria de ser voluntário” e “A ética no trabalho voluntário” serão ministradas pela vice-presidente da Associação de Voluntários do Hospital das Clínicas e São Paulo; já a palestra “Voluntário Hospitalar: Equilibrando solidariedade e seriedade” ficará a cargo da supervisora pedagógica do Colégio São Francisco Xavier, Nadir Ribeiro da Penha; e “A importância da socialização do Parkinsoniano” será abordada por Janilse Borges Rosa, secretária da Associação dos Parkinsonianos de Ipatinga. Uma missa celebrada pelo Padre Raimundo Vieira da Rocha, capelão do HMC, marcará o encerramento do encontro.
O Seminário Mineiro de Humanização e Pastoral da Saúde é uma parceria entre o Hospital Márcio Cunha, a Fundação São Francisco Xavier e a Pastoral da Saúde, num convite para todos refletirem sobre a importância do cuidado humano em uma situação de maior vulnerabilidade, no caso, a doença.
 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo