Inscrições para Residência Médica no HMC superam expectativas

As inscrições para o Programa de Residência Médica do Hospital Márcio Cunha foram finalizadas com um número considerado excelente pela Fundação São Francisco Xavier, instituição que administra o hospital. No total, foram inscritos 1.019 candidatos para as 30 vagas ofertadas pelo processo seletivo, disponível para dez especialidades médicas – Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Medicina Intensiva, Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Radioterapia.
Para fortalecer seu processo de expansão e apoiar na formação e fixação de profissionais médicos em diversas especialidades, o Hospital Márcio Cunha oferece há 12 anos o programa de Residência Médica, com cursos credenciados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A alta demanda e a complexidade dos pacientes atendidos diariamente em suas unidades, por ser referência em alta complexidade de Urgência e Emergência, Cardiovascular, Tratamento Intensivo, Oncologia, Gestação de Alto Risco, entre outros, são diferenciais que acrescentam ao aprendizado de qualidade e à formação médica dos residentes.

O Dr. Aloísio Bemvindo de Paula (ao centro) é o médico coordenador da Residência em Clínica Médica
O Dr. Aloísio Bemvindo de Paula (ao centro) é o médico coordenador da Residência em Clínica Médica

Por conta disso, em 2014, o HMC conquistou ainda o credenciamento para a abertura de residências em Neonatologia, Medicina de Urgência, Medicina Intensiva, e Radioterapia e novas vagas para os demais cursos já existentes. Com isso, o número de especialidades subiu de quatro para dez e o de médicos residentes saltou de 30, em 2010, para 52 neste ano.
Atualmente, o Hospital Márcio Cunha conta com médicos residentes em Pediatria, Cirurgia Geral, Ortopedia e Traumatologia, Anestesiologia, Clínica Médica, Radioterapia e Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Os residentes atuam em procedimentos clínicos, ambulatoriais e cirúrgicos, sempre sob a orientação dos preceptores, profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.
Segundo o MEC, a Residência Médica é considerada o “padrão ouro” da especialização médica, sendo o melhor mecanismo de capacitação de médicos para o exercício profissional especializado responsável e de qualidade. “Com o programa de Residência Médica, o Hospital Márcio Cunha busca formar profissionais altamente qualificados, considerando sempre os preceitos éticos e morais”, explica Ering Júnior Barros Coelho, coordenador de Ensino e Pesquisa da FSFX.
O processo seletivo para Residência Médica no HMC ainda inclui provas e outras etapas. O resultado final será divulgado no dia 05 de fevereiro de 2015, com início das atividades no mês de março.
 

Postagens Relacionadas

Rolar para cima
Pular para o conteúdo