CONHEÇA NOSSO COLÉGIO

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX) possui um padrão de ensino e educação de alta qualidade para as mais diversas gerações. Sua atuação contempla desde a primeira fase da Educação Infantil, com o Baby Care: o berçário do CSFX, passando pelos Ensinos Fundamental, Médio e Técnico, até os cursos de pós-graduação em parceria com a PUC Minas. O CSFX incorporou ainda, em seu portfólio, a Escola de Esporte, o CSFX Integral, além do Programa Bilíngue em parceria com a International School, os Projetos de Educação em Segurança e Saúde e a disciplina Mind Markers.

É reconhecido por ser o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis Fundamental e Médio. Para incentivar o trabalho cooperativo, o espírito de liderança, o exercício da iniciativa e a criatividade, o Colégio também oferece atividades integradas de cultura, arte, civismo, esporte e recreação, compatíveis com a vida escolar e com os interesses da juventude, além de desenvolver uma matriz socioemocional, totalmente em acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

NOSSOS DIFERENCIAIS

O Colégio São Francisco Xavier oferece as bases mais sólidas para a formação de cidadãos preparados para enfrentar e superar obstáculos. Dispõe de uma estrutura robusta, distribuída em uma área física de aproximadamente 40.000 m², e voltada a proporcionar uma educação de qualidade, associada a um projeto pedagógico arrojado e a um sistema de gestão certificado pelas normas ISO 9001.

Pela internet, pais e alunos podem ter acesso — de forma segura — a informações como notas, frequência, agenda eletrônica semanal e desempenho do educando. Além disso, as instalações do colégio contam com:

Portarias com leitoras ópticas de cartão para registro de frequência.
Salas climatizadas para o Ensino Médio, Fundamental e a Educação Infantil.
Laboratórios de Informática, de Ciências, de Física, Química e Biologia.
Acesso ao sistema Moodle, um espaço virtual de aprendizagem que conecta o aluno à sala de aula.
Biblioteca equipada com computadores que dão acesso à internet e acervo completo.
Circuito fechado de TV com câmeras de segurança.
Equipe de Vigilância 24 horas.
Quadras poliesportivas, salas multimídia e tela interativa.
Quadra coberta e campo de futebol.
Escola de esportes que oferece judô, balé e conta com uma equipe de líderes de torcida.
Salas Invertidas.
Sala Mind Makers.
Avaliar – Ferramenta de Gestão do Sistema de Avaliações (elaboração e Análise de dados).

Filosofia de Trabalho

O CSFX acredita que a educação ocorre por meio de um processo interativo e dentro de uma relação ética. Por isso, exalta-se a vocação humanística, valorizando a igualdade cívica, a justiça, a dignidade da pessoa, o espírito democrático, a solidariedade e o desenvolvimento integral dos alunos. A meta é transcender o espaço físico em que o colégio se situa para a compreensão de que o CSFX é um espaço do saber, um lugar que privilegia a formação de um ethos individual e coletivo. O compromisso ético do CSFX é ser, portanto, uma casa de formação de valores e conhecimentos, capaz de despertar em seus alunos um agir de forma correta no mundo e na sociedade.

O CSFX é uma instituição que está sempre aprendendo, é uma escola que busca uma ciência, um conhecimento. E essa busca é atravessada por uma verdadeira preocupação com o comportamento humano, que se baseia na ideia de que o uso do saber, na conduta da vida, permite ao cidadão alcançar um estágio de equilíbrio e de harmonia que o integra à sociedade como um cidadão ético e responsável.

Sistema de Qualidade

Em 24 de setembro de 1997, o Colégio São Francisco Xavier teve seu Sistema de Qualidade certificado pela Det Norske Veritas (DNV), segundo as Normas ISO 9001. O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta gerencial que tem o objetivo de assegurar as condições necessárias para a implementação do projeto pedagógico e o atendimento das expectativas dos clientes por meio da educação plena dos alunos. A administração do Colégio São Francisco Xavier considera que essa certificação é uma necessidade para a implantação de um gerenciamento por processos de melhoria contínua. Atualmente, o CSFX é certificado na nova norma ISO 9001, versão 2015.

História

Criado pela USIMINAS, com o objetivo de garantir ensino e educação de qualidade aos filhos de seus empregados e à nova comunidade que nascia ao redor da empresa, o Colégio São Francisco Xavier iniciou as suas atividades em dezembro de 1.961. Sua direção e administração foram confiadas à Congregação Religiosa “Comunidade de Jesus”, com larga experiência na atividade educacional. Em março de 1.962, começou seu 1º ano letivo, com 103 alunos distribuídos nas quatro séries do Ginásio e 69 alunos frequentando o Curso de Admissão. Em 15 de junho de 1.962, sob a direção do jesuíta Revmº Pe. Jésus Andrés Vela, o ginásio foi solenemente inaugurado.

O nome São Francisco Xavier representa uma homenagem ao santo educador e missionário jesuíta, que dedicou grande parte de sua vida às missões no Oriente. Sendo, também, uma forma de homenagear os primeiros parceiros da USIMINAS, o povo japonês.

Em decorrência de trâmites havidos entre superiores maiores dos Jesuítas e a Direção da Usiminas, em 15 de dezembro de 1.969 os padres entregaram a direção e administração do Colégio São Francisco Xavier à empresa. Assim, em 22 de dezembro de 1.969, a USIMINAS criou a Fundação São Francisco Xavier, que assumiu a administração do Colégio, até o dia 25 de outubro de 2016.

A partir de 26 de outubro de 2016, a Fundação São Francisco Xavier instituiu a Fundação Educacional São Francisco Xavier/FESFX como mantenedora do Colégio São Francisco Xavier – Unidades I e II.

Entre os fatos marcantes de nossa história, a publicação da LDBEN 9.394/96, sinalizou mudanças profundas no sistema educacional do país, indicando uma necessidade urgente: a escola deve oferecer uma educação para a vida, no seu sentido mais amplo. A partir dessa data, iniciou-se, no CSFX, uma série de esforços para atender às orientações daquela lei, incluindo mudanças na Proposta Pedagógica da escola, permitindo melhor ajustamento da concepção educacional do Colégio à realidade. Destaca-se então, a realização do I Congresso de Educação do CSFX, em 1999, com o tema “Educação – Uma perspectiva de Cidadania”. A realização do congresso significou um passo importante no processo de mudança e utilização de novas metodologias de ensino, no sistema de avaliação e, sobretudo, na postura de nossos educadores, cujos frutos estamos colhendo até os dias de hoje. De lá para cá, a comunidade sanfranciscana tem acesso à formação continuada, por meio da realização Seminários, Palestras, e/ ou outras atividades promovidas pelo CSFX.

Em 24 de setembro de 1997, o Colégio foi certificado na NBR ISO 9002, pela Det Norske Veritas - DNV, tornando-se a primeira instituição escolar do Brasil, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obter tal certificação. Em junho de 2002, o Colégio tornou-se a primeira instituição educacional do país a alcançar a Certificação ISO 9001 versão 2000. Mantendo sua posição de vanguarda em Gestão Educacional, em 2005, iniciou-se a primeira turma do MBA Educação, cujo objetivo visa o aprimoramento das competências da equipe do CSFX em Gestão Educacional.

O Colégio São Francisco Xavier, buscando constantemente melhorar as possibilidades na educação, implantou, em 2010 cursos técnicos em Enfermagem e Análises Clínicas, com estágio garantido no Hospital Márcio Cunha e o curso Técnico em Mecânica. Em 2013 acrescentou ao portifólio de serviços os cursos Técnicos em Segurança do Trabalho, em Informática e em Administração. Em 2015 o CSFX iniciou a prestação de serviços educacionais em dois novos cursos: Técnico em Edificações e Técnico em Estética. No 2º Semestre/2018, passou a ofertar também no CSFX Técnico: Curso Técnico em Teatro, Curso Técnico em Eletrotécnica, Especialização técnica de nível médio em Enfermagem do Trabalho.

Foram novas opções para um melhor desenvolvimento humano e profissional, visando o mercado atual e as necessidades de aprendizado. O curso técnico é hoje uma das melhores oportunidades para quem deseja entrar no mercado de trabalho de forma rápida e ter uma carreira de sucesso. Os cursos são oferecidos na Unidade II do CSFX, localizado no bairro Horto, onde os alunos têm à disposição novas instalações, laboratórios adequados e uma equipe de professores altamente capacitados.

Outro investimento dos últimos anos são nos Cursos de Inglês e de Espanhol oferecidos em parceria com o Greenwich School, escola de grande reconhecimento de Belo Horizonte. Os cursos, oferecidos aos alunos do CSFX e comunidade externa é opcional e em horário extra e têm por objetivo o desenvolvimento das 4 habilidades: escrever , ler, ouvir e falar; com o foco principal em comunicação. Vários são os níveis oferecidos e que são determinados através de testes de proficiência. O Greenwich é um centro de preparação e aplicação de testes internacionais da universidade de Cambridge.

Por acreditar que tão importante quanto ensinar a ler e a escrever, é formar jovens e adultos com valores sólidos, que compreendam a importância da amizade, da vida em sociedade, do trabalho em equipe, e por reconhecer as atividades físicas como forma de melhorar a saúde e a qualidade de vida, o CSFX deu mais uma passo e iniciou, em 2012 o projeto ‘Escola de Esportes’.

O projeto, que alia esporte e educação, oferece às crianças e aos adolescentes atividades físicas e recreativas orientadas pelos profissionais do colégio, com embasamento teórico, despertando o interesse para o esporte. São, inicialmente, quatro modalidades: judô, dança/balé, futsal e futebol society.

Outro grande passo do Colégio São Francisco Xavier que vem reforçar sua posição de modelo de excelência em educação ao garantir uma importante conquista para o ensino superior do Vale do Aço, foi a formalização da parceria com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), e com a FELUMA – Fundação Lucas Machado, oferecendo cursos de pós-graduação lato sensu presenciais e à distância e cursos de graduação à distância, além de MBA na área da saúde.

Com a parceria, além de corpo docente capacitado e materiais de qualidade, reconhecidos por parte da PUC Minas e da FELUMA, os alunos matriculados contam ainda com a ampla infraestrutura física e tecnológica do Colégio são Francisco Xavier.

Em 2018 o CSFX dá mais um salto de desenvolvimento e inicia o Programa Bilíngue, em parceria com a International School, a partir do Maternal/Educação Infantil até o Primeiro Ano do Ensino Fundamental, estendendo-o a todo o Ensino Fundamental, em 2019, e lança também sua nova unidade escolar, o Baby Care, Berçário pensado sob medida para os pequenos educandos de quatro meses a dois anos.

Outra ação da Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) em 2018, foi firmar parceria com o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares da USP, a fim de ofertar cursos de mestrado e doutorado para áreas correlacionadas, por meio do Programa de Tecnologia Nuclear.

Alinhado ao princípio e à intenção de que o direito à educação é, sobretudo, o direito à aprendizagem, o CSFX vem identificando ações que possam contribuir para aprimorar a gestão de outras escolas e melhorar a qualidade de ensino por meio de treinamentos, de palestras, de cursos específicos e de formação continuada voltada para professores e educadores como um todo.

A partir das necessidades levantadas pela escola e /ou equipe de ensino interessada, o CSFX identifica as oportunidades de melhoria e apresenta um plano de desenvolvimento de pessoas, visando atender aos interesses/demandas da instituição. É o CSFX investindo em formação continuada e treinamentos na área educacional.

Por suas realizações e reconhecimento expressos pela comunidade local, regional e estadual, o Colégio São Francisco Xavier, além de atender às necessidades básicas da comunidade local, estabeleceu um padrão de qualidade que é referência na área educacional e legitimou as propostas iniciais do projeto de construção da USIMINAS.

A história do Colégio São Francisco Xavier foi construída com a participação conjunta de professores, alunos, pessoal técnico-administrativo, diretores, FSFX, FESFX, Usiminas, famílias e sociedade: tanto dos que hoje atuam no seu fazer e ser educacional, quanto daqueles que passaram pela escola, deixando a marca perene de sua ação benfazeja. Dar continuidade a essa caminhada é um compromisso e um ato de amor de toda a equipe da Fundação e do Colégio São Francisco Xavier.

CSFX

Av. Itália, 1.910, Cariru – Ipatinga – MG. CEP 35160-114
Tel.: (31) 3829-9800 / Fax.: 3829-9880

CSFX – Técnico

Rua Palmeiras, 1.089, Horto – Ipatinga – MG. CEP 35160-311
Tel.: (31) 3830-5850

CSFX – Baby Care

Rua Estados Unidos, 606, bairro Cariru, Ipatinga, Minas Gerais, CEP 35160-100
Tel.: (31) 3830-5880