CONHEÇA NOSSO COLÉGIO

O Colégio São Francisco Xavier (CSFX) possui um padrão de ensino e educação de alta qualidade para as mais diversas gerações. Sua atuação contempla desde a primeira fase da educação infantil, com o Baby Care: o berçário do CSFX, passando pelos ensinos fundamental, médio e técnico, até os cursos de pós-graduação em parceria com a PUC Minas. O CSFX incorporou ainda, em seu portfólio, o MBA em Gestão de Saúde, em parceria com a Feluma, além da Escola de Idiomas, com cursos de inglês e espanhol, e da Escola de Esportes.

Em 1997, tornou-se o primeiro colégio do país a alcançar a certificação ISO 9001 para seu Sistema de Gestão da Qualidade de Educação de níveis fundamental e médio. Para incentivar o trabalho cooperativo, o espírito de liderança, o exercício da iniciativa e a criatividade, o Colégio também oferece atividades integradas de cultura, arte, civismo, esporte e recreação, compatíveis com a vida escolar e com os interesses da juventude.

NOSSOS DIFERENCIAIS

O Colégio São Francisco Xavier oferece as bases mais sólidas para a formação de cidadãos preparados para enfrentar e superar obstáculos. Dispõe de uma estrutura robusta, distribuída em uma área física de aproximadamente 40.000 m², e voltada a proporcionar uma educação de qualidade, associada a um projeto pedagógico arrojado e a um sistema de gestão certificado pelas normas ISO 9001.

Pela internet, pais e alunos podem ter acesso — de forma segura — a informações como notas, frequência, agenda eletrônica semanal e desempenho do educando. Além disso, as instalações do colégio contam com:

Portarias com leitoras ópticas de cartão para registro de frequência
Salas climatizadas para o Ensino Médio, Fundamental e a Educação Infantil
Laboratórios de Informática, de Ciências, de Física, Química e Biologia
Acesso ao sistema Moodle, um espaço virtual de aprendizagem que conecta o aluno à sala de aula
Biblioteca
Circuito fechado de TV com câmeras de segurança
Equipe de Vigilância 24 horas
Quadras poliesportivas, salas multimídia e tela interativa
Quadra coberta e campo de futebol
Dojô
Sala de Estudos (com cabines individuais)
Espaço Ser Criança (especialmente adaptado para a Educação Infantil)

Filosofia de Trabalho

O CSFX acredita que a educação ocorre por meio de um processo interativo e dentro de uma relação ética. Por isso, exalta-se a vocação humanística, valorizando a igualdade cívica, a justiça, a dignidade da pessoa, o espírito democrático, a solidariedade e o desenvolvimento integral dos alunos. A meta é transcender o espaço físico em que o colégio se situa para a compreensão de que o CSFX é um espaço do saber, um lugar que privilegia a formação de um ethos individual e coletivo. O compromisso ético do CSFX é ser, portanto, uma casa de formação de valores e conhecimentos, capaz de despertar em seus alunos um agir de forma correta no mundo e na sociedade.

O CSFX é uma instituição que está sempre aprendendo, é uma escola que busca uma ciência, um conhecimento. E essa busca é atravessada por uma verdadeira preocupação com o comportamento humano, que se baseia na ideia de que o uso do saber, na conduta da vida, permite ao cidadão alcançar um estágio de equilíbrio e de harmonia que o integra à sociedade como um cidadão ético e responsável.

Sistema de Qualidade

Em 24 de setembro de 1997, o Colégio São Francisco Xavier teve seu Sistema de Qualidade certificado pela Det Norske Veritas (DNV), segundo as Normas ISO 9001. O Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta gerencial que tem o objetivo de assegurar as condições necessárias para a implementação do projeto pedagógico e o atendimento das expectativas dos clientes por meio da educação plena dos alunos. A administração do Colégio São Francisco Xavier considera que essa certificação é uma necessidade para a implantação de um gerenciamento por processos de melhoria contínua. Atualmente, o CSFX é certificado na nova norma ISO 9001, versão 2008.

Certificação

Em 24 de setembro de 1997, o Colégio foi certificado na NBR ISO 9002, pela Det Norske Veritas – DNV, tornando-se a primeira instituição escolar do Brasil, de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obter tal certificação. Em junho de 2002, o Colégio tornou-se a primeira instituição educacional do país a alcançar a Certificação ISO 9001 versão 2000. Mantendo sua posição de vanguarda em Gestão Educacional, em 2005, inaugurou a primeira turma do MBA Educação, cujo objetivo é o aprimoramento das competências da equipe do CSFX em Gestão Educacional.

História

O Colégio São Francisco Xavier foi fundado pela Usiminas, em dezembro de 1961, com o objetivo de garantir ensino e educação de qualidade aos filhos de seus empregados e à nova comunidade que nascia ao redor da empresa. A escolha do nome homenageia o missionário jesuíta que dedicou parte de sua vida às missões no Oriente, uma forma de reverenciar, ao mesmo tempo, o educador e o povo japonês – os primeiros parceiros da Usiminas.

Na sua criação, a direção e a administração foram confiadas à Companhia de Jesus – Padres Jesuítas – e à Congregação Irmãs de Jesus da Santa Eucaristia Congregação Religiosa, com vasta experiência na atividade educacional. Em março de 1962, tinha início seu 1º ano letivo, com 103 alunos distribuídos nas quatro séries do Ginásio e 69 alunos frequentando o Curso de Admissão. Devido a divergências entre superiores maiores dos Jesuítas e a diretoria da Usiminas, em 15 de dezembro de 1969, os padres entregaram a direção e administração do Colégio São Francisco Xavier à empresa. Assim, em 22 de dezembro de 1969, a Usiminas criou a Fundação São Francisco Xavier, responsável pela administração do Colégio até hoje.

Entre os fatos marcantes da história do Colégio São Francisco Xavier, destaca-se a publicação da LDBEN 9.394/96, que implicou mudanças profundas no sistema educacional do país e revelou uma necessidade urgente: a de oferecer uma educação para a vida, no seu sentido mais amplo. A partir dessa data, iniciou-se, no CSFX, uma série de esforços para atender às orientações daquela lei, incluindo mudanças na Proposta Pedagógica da escola que permitiram o ajuste da concepção educacional do Colégio à realidade.

Nesse contexto é que foi realizado o I Congresso de Educação do CSFX, em 1999, com o tema “Educação – Uma perspectiva de Cidadania”. O congresso foi um passo tão importante no processo de mudança e utilização de novas metodologias de ensino, no sistema de avaliação e, sobretudo, na postura de nossos educadores, que repercute até os dias de hoje. De lá para cá, a comunidade sanfranciscana passou a ter acesso à formação continuada, por meio da realização de Seminários, Palestras e outras atividades promovidas pelo CSFX.

A história do Colégio foi e permanece sendo construída com a participação conjunta de professores, alunos, funcionários técnico-administrativo, diretores, FSFX, Usiminas, famílias e sociedade: tanto daqueles que hoje atuam no seu fazer e ser educacional, quanto dos que passaram pela escola, deixando a marca perene de sua ação. Dar continuidade a essa caminhada é um compromisso e um ato de amor de toda a equipe da Fundação e do Colégio São Francisco Xavier.

CSFX

Av. Itália, 1.910, Cariru – Ipatinga – MG. CEP 35160-114
Tel.: (31) 3829-9800 / Fax.: 3829-9880

CSFX – Horto

Rua Palmeiras, 1.089, Horto – Ipatinga – MG. CEP 35160-311
Tel.: (31) 3830-5850