Homenageado nesta quinta, em São Paulo, Luís Márcio Araújo Ramos foi eleito na categoria Sustentabilidade, ao lado de outras personalidades da área da saúde
Pela segunda vez, o diretor executivo da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e diretor corporativo de Recursos Humanos da Usiminas, Luís Márcio Araújo Ramos, é eleito um dos 100 Mais Influentes em Saúde, agora na categoria Sustentabilidade. O prêmio, realizado pelo Grupo Mídia / Revista Healthcare Management, foi entregue nesta quinta, 18, no Clube Sírio, em São Paulo. Em sua quinta edição, o Oscar da Saúde visa homenagear as 100 personalidades que mais se destacaram no último ano na saúde brasileira.
O segmento Sustentabilidade reconhece a implantação de práticas, processos e inovações que permitem a geração de resultados diferenciados e crescimento dos negócios. Na Fundação São Francisco Xavier, o programa Otimizar para Sustentar, lançado em 2010 e que já está no 7º ciclo, por exemplo, possibilita ganhos expressivos na negociação de insumos e revisão dos contratos e dos processos de trabalho. Há dois anos, foi incorporada a metodologia Lean Six Sigma. Na Fundação, tratamos de fazer nosso dinheiro valer mais. Na vertente das despesas, buscamos ganhos diretos na compra, padronização e correta utilização de insumos, busca de isenções e revisão de processos, eliminando qualquer tipo de retrabalho ou desperdício. Isso sem impactar na qualidade dos nossos serviços. Na vertente das receitas, avaliamos permanentemente iniciativas que possam contribuir com a geração de resultados, explica.
O prêmio também reconheceu executivos em outras áreas Gestão, Qualidade, Indústria, Entidades Setoriais, Saúde Suplementar, Filantropia, entre outros. No total, são 20 categorias com 5 escolhidos em cada uma, não havendo ranking entre os ganhadores. Os homenageados são executivos de hospitais, indústrias, operadoras de saúde, empresas e outros players que fomentam o segmento.
É com muita alegria que recebo este prêmio em nome de toda equipe da Fundação. O reconhecimento em um dos mais importantes eventos sobre negócios em saúde do país reforça a nossa marca nos últimos anos, que tem sido crescer com ações empreendedoras, expressas sob a chancela da sustentabilidade. Isso demonstra que a instituição está no caminho certo de uma atuação reconhecida e eficiente com serviços de qualidade aos clientes, agradece Luís Márcio Araújo Ramos.
Para o diretor executivo da FSFX, a atuação em conjunta com empresas, governos e a comunidade de forma ética e eficiente elevou à instituição a um patamar diferenciado. Em parceria com a Usiminas e o poder público em todas as esferas, temos fortalecido nossa atuação, com a melhoria de processos e de atendimentos em serviços de saúde, com a máxima qualidade e segurança. O que só eleva nosso compromisso com as pessoas, um dos valores da instituição, que é o de fazer mais, melhor, com as melhores e mais seguras práticas, em menor tempo e com a máxima qualidade e eficiência naquilo que propomos a fazer, completa.
Para chegar aos nomes homenageados, o Grupo Mídia, responsável pela revista Healthcare Management, ouviu a comunidade através de votos pela internet e de uma pesquisa de mercado feita pela própria empresa. Com todas essas informações em mãos, o Conselho Editorial do Grupo Mídia elege os 100 Mais Influentes da Saúde.
Juntamente com Luís Márcio, na categoria Sustentabilidade também foram homenageados Carlos Joussef, presidente da Unimed Piracicaba; Maurizio Billi, presidente do Grupo Eurofarma; Neide Kawabata, diretora da B Braun Medical; e a Dra. Silvia Brandalise, médica oncologista professora da Unicamp que preside o Centro Infantil Boldrini, em Campinas.
Sobre a FSFX
A Fundação São Francisco Xavier foi criada pela Usiminas em 1969, como braço social da siderúrgica nas ações de saúde e educação. Hoje, com quase cinco mil colaboradores, a instituição filantrópica administra seis unidades de negócio: o Hospital Márcio Cunha o maior o Leste de Minas Gerais, em Ipatinga; o Hospital Municipal Carlos Chagas, em Itabira; a operadora de planos de saúde Usisaúde uma das maiores do estado com 144 mil vidas; um Centro de Odontologia Integrada; o Colégio São Francisco Xavier; e o Serviço de Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional FSFX, que atende a mais de 100 mil vidas de grandes empresas do país.