Evento reuniu comunidade nefrológica para atualizar conhecimentos e melhoria de desempenho profissional diário
Considerado um dos mais tradicionais eventos da especialidade, o 12º Congresso Mineiro de Nefrologia e 3º Simpósio Mineiro de Transplante renal, realizado entre os dias 24 e 27 de maio, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, em Ouro Preto, reuniu comunidade médica e demais profissionais da saúde para discutir as atualidades e avanços das medidas preventivas, diagnósticas e de tratamentos das doenças renais.
A equipe do Hospital Marcio Cunha teve importante participação neste evento. Como palestrantes, participaram o superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima, que proferiu a palestra “Gestão de Hospitais: Novos paradigmas“, em mesa formada com importantes gestores do Rio de Janeiro e Brasília. E o representante da clínica de Nefrologia do HMC, Dr. Daniel Calazans, com o tema Transplante em Minas Gerais: Verdades e Distorções”. Ele também foi moderador de na Conferência Magna e na mesa de gestão, e um dos avaliadores dos trabalhos científicos. Além deles, o gerente do CTRS, Dr. Carlos Calazans, foi moderador da mesa de Transplante Renal, apresentando trabalho da área.
Para o superintendente Geral de Hospitais da FSFX, Dr. Mauro Oscar Soares de Souza Lima, o HMC pode compartilhar sua experiência demonstrando a importância da gestão profissional, suas premissas e os fatores críticos de sucesso envolvidos e que se aplicam tanto na gestão hospitalar como na gestão de clínicas de diálise. A assistência integral ao paciente, valorizando sua experiência e colocando-o no centro da atenção, de forma humanizada, segura e qualificada são princípios inafastáveis do HMC. Além disso, foi possível a troca de experiências com outros serviços e a realização de benchmarking que nos permitirão aperfeiçoar ainda mais nossos processos, explica.
Estiveram presentes o Dr. Eberaldo Severiano, Dra Cleria Marta, Dr. Reginaldo Machado e a nefrologista pediátrica do HMC, Dr. Martha Latif. A equipe junta apresentou sete trabalhos científicos. E também a responsável técnica do CTRS, Kelen Guimarães, e as enfermeiras Patriciane Guimarães e Lorena Mirtthes. Foi a maior participação da equipe do HMC na história do congresso.
Com número de inscritos que ultrapassou as expectativas, o 12º CMN foi marcado pelo excelente nível científico e temas de muita relevância na prática clínica. O evento é organizado pela Sociedade Mineira de Nefrologia, em especial pela comissão formada pelo presidente da SMN e nefrologista do HMC, Dr. Daniel Calazans; pelo presidente do Congresso, Dr. José Pazeli Júnior, e pelos médicos Dra Lilian Carmo, Dr. José de Resende Neto, Dr. Fernando Lucas Junior, Dr. Helady Pinheiro e Dra Silvia Corradi de Faria.
Choosing Wisely Brasil
Na ocasião foi realizado o lançamento oficial do Choosing Wisely Brasil na Nefrologia, capitaneado pelo médico José Neto, da SMN em parceria com a SBN. E o HMC, mantendo-se na vanguarda nacional, já atentou para a importância do CW sempre com o objetivo de proteger os pacientes.
Iniciado em 2012, pela American Board of Internal Medicine (ABIM), o CW trata-se de uma reflexão sobre a indicação de procedimentos e exames, relacionando aos benefícios e riscos destas condutas para o paciente. Sua tradução pode ser escolhendo sabiamente.
Este documento que registra nossa experiência promoveu uma reflexão e mostrou a necessidade de avaliar, periodicamente, nosso planejamento assistencial, envolvendo toda a equipe multidisciplinar.