Em 2016, o Hospital Márcio Cunha, aumentou consideravelmente o número de exames de eletroneuromiografia realizados. Isto foi possível graças ao investimento da Fundação São Francisco Xavier, braço social da Usiminas nas áreas de saúde e educação, na compra de um aparelho de Eletroneuromiografia com tecnologia de ponta e a contratação de mais um médico. Agora, o neurologista Rafael Augusto Ferreira compõe a equipe, juntamente com o neurofisiologista clínico Marcos Leonardo Condé.
O exame de eletroneuromiografia é um tipo de exame neurofisiológico, utilizado para avaliar todo o sistema nervoso periférico, incluindo as regiões que envolvem a medula, nervos periféricos e músculos. Antes da nova contratação, era realizado em apenas dois dias, nas terças e quartas-feiras. Agora, atendemos também as segundas e quintas-feiras, com isso temos o dobro de agendas, explica Rafael. O tempo de espera que era em torno de um mês passou para, no máximo, uma semana. Esse tempo faz muita diferença porque, pelo exame, podemos detectar um problema no nervo. O nervo não é uma célula que se regenera com facilidade. Então, se a gente faz o exame hoje ou daqui três semanas, é o tempo suficiente para a pessoa perder a chance de se recuperar, conta.
O exame é realizado geralmente com um eletrodo em formato de agulha. Focada em um membro ou em vários, a Eletroneuromiografia também pode conter o procedimento de velocidade de condução nervosa, que consiste em um teste pelo qual os nervos são estimulados eletricamente e suas respostas são registradas para análise futura. Dependendo do período de tempo entre o estímulo e a resposta, é possível calcular a velocidade de condução de nervos específicos e detectar lesões nervosas periféricas.
As indicações mais frequentes para o exame são problemas ortopédicos, compressão da raiz nervosa na coluna e Síndrome do Túnel do Carpo, uma compressão no nervo comum em lesão por esforço repetitivo, conclui.
Para agendar o exame
Com o pedido de exames em mãos, o paciente poderá realizar o agendamento no hospital de três formas: pessoalmente nos guichês de atendimento das unidades, pelo telefone 3829-9600 ou pelo aplicativo WhatsApp no celular ou tablet. Basta adicionar o número do HMC exclusivo para troca de mensagens nos contatos do celular: (31) 9686-1060, depois envie uma mensagem de texto pelo aplicativo com a foto do pedido médico, fotos do documento de identidade (frente e verso) ou carteira de habilitação e do cartão do convênio, seja ele Usisaúde ou outro conveniado do Hospital. Caso o cliente não tenha convênio, basta especificar na mensagem como particular, garantindo a ele agilidade, segurança e efetividade no serviço. Apresentados os documentos necessários, o cliente finaliza o pré-agendamento informando ainda a data, o horário e a unidade do Hospital Márcio Cunha para realização dos exames (Unidade I Bairro das Águas). Feito isso, é só aguardar o retorno dos atendentes, que entrarão em contato pelo próprio WhatsApp para esclarecer dúvidas e/ou confirmar o agendamento.