A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) reunirá especialistas em cuidados com a saúde de Minas Gerais, de São Paulo e dos Estados Unidos em Ipatinga, MG, para um evento à altura da relevância do tema. Trata-se do I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX Usifamília, que será realizado no dia 05 de dezembro, no Teatro do Centro Cultural Usiminas, com expectativa de casa cheia.
Destinado a profissionais e estudantes da área da saúde, o evento terá as inscrições gratuitas, que ficarão abertas somente até a próxima quarta, dia 30. Os participantes que optarem por ir de carro ao encontro terão ainda isenção de estacionamento no Shopping do Vale do Aço, onde fica o Centro Cultural Usiminas, durante 12 horas. (Atualização: as inscrições já estão esgotadas)
O Congresso Internacional apresenta uma extensa programação, a partir das 13h. Logo após a abertura, haverá uma conferência magna sobre Os desafios da Atenção Integral à Saúde no Brasil na Perspectiva da Rede de Atenção à Saúde, com o consultor da Organização Pan-Americana de Saúde, Eugênio Vilaça Mendes. Na sequência, o evento seguirá com palestras e mesas-redondas, a começar pela apresentação O modelo de Gestão Integral à Saúde centrado no idoso e sua família, com o coordenador do Hospital das Clínicas da UFMG Edgar Nunes de Moraes.
O evento contará ainda com a participação especial do médico especialista em Atenção Primária à Saúde e professor da Escola de Medicina da Universidade de Harvard, Rob Janett. Ele falará sobre A contribuição da Atenção Primária no Remodelamento do Sistema de Saúde, contando sobre suas experiências em diversos centros e hospitais, entre eles o Cambridge Health Alliance, o modelo assistencial que inspirou em 2014 a criação do Usifamília, a unidade de Atenção Integral da Usisaúde e da Fundação São Francisco Xavier, em Ipatinga. De lá para cá, o Usifamília cresceu, se expandiu para outras duas cidades, Belo Horizonte e Santos, e hoje acompanha a saúde de mais de 16 mil pacientes.
O ciclo de palestras inclui ainda A Atenção Integral à Saúde pela FSFX, com Mauro Oscar Souza Lima, superintendente Geral de Hospitais da Fundação; Cuidado Paliativo, com Toshio Chiba, médico geriatra e chefe do Serviço de Cuidados Paliativos no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo; Cuidado Domiciliar, com Flávia Lanna de Moraes, especialista em Geriatria e em Medicina da Família e Comunidade, além de coordenadora do programa Mais Vida em Casa, do Hospital das Clínicas da UFMG; O papel indutor da agência nacional de saúde suplementar na atenção à saúde do idoso, com Daniele Pinto da Silveira, diretora na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); A utilização do Diagnosis Related Groups (DRGs) como ferramenta na gestão da qualidade, com Tânia Grillo, diretora do IAG Saúde; e O autocuidado apoiado e o cuidado familiar, com Raquel Souza Azevedo, enfermeira gerontóloga do Hospital das Clínicas da UFMG.
Clique aqui para conferir a programação completa
O I Congresso Internacional de Atenção Integral à Saúde da FSFX Usifamília marcará ainda o lançamento do livro Usifamília: um modelo inovador de atenção integral na saúde suplementar, em comemoração aos 2 anos de lançamento da unidade.
Modelo diferenciado
Um dos diferenciais do Usifamília é a realização dos atendimentos dos pacientes por uma mesma equipe em um mesmo lugar. Isso educa o beneficiário, evitando a busca desenfreada por especialistas diferentes, por conta própria e muitas vezes errada a cada vez que não se sentir bem. A proposta é trazer o paciente para o centro das atenções, permitindo o resgate de princípios e valores essenciais para uma adequada abordagem assistencial a partir de protocolos e diretrizes clínicas, realizando uma melhor gestão das doenças crônicas, explica Adseu Álvares de Andrade, superintendente de Planos de Saúde da FSFX.
O modelo de Atenção Integral proposto pela Fundação São Francisco Xavier é extremamente importante para superarmos os desafios e as limitações do modelo vigente. Nosso compromisso com o Usifamília é torná-lo a porta de entrada mais importante para os beneficiários da operadora, capaz de orientá-los dentro do nosso sistema de saúde no caminho do atendimento seguro, de qualidade e com resolutividade para as suas necessidades de saúde, resume Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.