O Carnaval está chegando e, mais do que nunca, é hora de colaborar. Todos os anos, na véspera do feriado, o número de doações de sangue no Hospital Márcio Cunha cai bastante, por conta dos preparativos de viagem de quem decide cair na folia longe do Vale do Aço e acaba deixando a solidariedade para trás. O resultado disso são os baixos estoques no setor de Hemoterapia e a preocupação dos médicos com o atendimento aos pacientes que necessitarem de transfusões nos próximos dias.
Por isso, antes de aproveitar o Carnaval, dá tempo de ajudar a salvar a vida de pacientes internados, que necessitam de transfusões em cirurgias, pacientes oncológicos ou até mesmo, àqueles que são acolhidos em uma emergência ao chegarem ao Pronto-Socorro do Hospital Márcio Cunha todos os dias. Com o estoque do hospital vulnerável, há o risco de desabastecimento, principalmente de plaquetas, material essencial para pacientes que possuem alguma doença que dificulta a coagulação, como os pacientes com câncer, explica o médico hematologista e responsável técnico Marcos Aurélio Mergh Murer.
Se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Basta comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas), para fazer a sua doação, que é rápida e segura. Nesta semana, o setor funcionará até sexta, das 7h às 11h30 e das 15h às 18h30. Nos dias do feriado, a Hemoterapia estará fechada, voltando a funcionar na quarta-feira de Cinzas, a partir das 15h. Não há necessidade de agendamento de data ou horário, apenas levar um documento oficial com foto e assinatura.
Para doar sangue
Ao entrar na Recepção Principal da Unidade I do HMC, o doador pode se dirigir ao atendimento no guichê 16 Doação de Sangue, localizado à esquerda de quem entra. Feito o cadastro, o doador recebe uma etiqueta de identificação e se dirige ao serviço de Hemoterapia (acesso pela recepção de visitas aos apartamentos).
Segundo as recomendações do Ministério da Saúde e da Anvisa, são critérios para doação: estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 68 anos ou idade de 16 a 17 anos com o consentimento formal dos responsáveis legais, pesar mais de 52 kg e ter comportamento sexual seguro. Doar sangue é um gesto de solidariedade e ajuda a salvar vidas. Participe ou incentive um amigo a realizar esta prática.