Nesta sexta, 23, o auditório do Hospital Márcio Cunha receberá o curso Diabetes Mellitus Obesidade na Gravidez, uma realização da instituição em parceria com a Sogimig, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais. O encontro, das 18h30 às 21h, é aberto aos interessados de toda a comunidade, incluindo médicos ginecologistas, obstetras, endocrionologistas e residentes. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no próprio evento.
O curso será ministrado por duas médicas de Belo Horizonte. Suzana Maria Pires do Rio, que é doutora em Medicina Ginecologia e Obstetrícia pela UFMG e médica preceptora da fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), abrirá o evento. Ela ministrará as apresentações Rastreamento do Diabetes Gestacional: onde estamos? e O impacto do Diabetes Gestacional nas gerações futuras.
Já Flávia Franco Frattesi, mestranda em Saúde da Mulher pela UFMG e médica preceptora dos cursos de residência nos Hospitais das Clínicas, Risoleta Neves e Sofia Feldman, irá falar sobre Como conduzir o pré-natal após uma cirurgia bariátrica e sobre Obesidade e gravidez: um desafio.
Ao final, o encontro será aberto para perguntas e esclarecimento de dúvidas dos participantes. O Hospital Márcio Cunha é hoje referência em gestação de alto risco no Leste de Minas. Contudo, sabemos que a diabetes gestacional não é uma doença fácil de se diagnosticar. Associada à obesidade, é preciso estar atento à vários critérios. Por isso a importância de trazer essa modalidade de curso da Sogimig da capital para Ipatinga, promovendo uma atualização de conhecimentos entre os profissionais, a fim de agregarmos condutas que visam o bem-estar e a melhor assistência à paciente, resume o médico ginecologista e obstetra do HMC, Renilton Aires Lima, que também é membro da Sogimig.