Melhor alimento que existe para o recém-nascido, o leite materno atende a todas as necessidades físicas e psíquicas do bebê. Por isso mesmo, toda criança deve ser alimentada exclusivamente com leite materno nos primeiros seis meses de vida isto é, sem água, chá, sucos, sopas ou papinhas e, se possível, continuar a mamar por até dois anos ou mais. E isso não é apenas o Hospital Márcio Cunha (HMC) quem está dizendo, mas todos os órgãos ligados à saúde infantil, como o Ministério da Saúde, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Organização Mundial da Saúde, no mês em que se celebra a Semana Mundial de Amamentação, em aproximadamente 170 países.
No Hospital Márcio Cunha, as atividades da semana aconteceram de segunda a sexta (15 a 19), com palestras de médicos residentes em Pediatria para as novas mamães e acompanhantes na Maternidade. Nos encontros, foram abordados a importância da amamentação para nutrição e prevenção de infecções, dicas para realizá-la da maneira adequada e informações e esclarecimentos sobre aleitamento materno.
Estimular o aleitamento materno é oferecer todos os nutrientes necessários à criança para o seu desenvolvimento nos seus primeiros meses de vida, além de estimular o vínculo entre mãe e filho. Esse carinho e afeto são fundamentais para fortalecer isso. As palestras da semana contribuem ainda para lembrar que, para tudo dar certo, o apoio da família é fundamental, seja nas tarefas, nas atividades com o bebê e, principalmente, na compreensão em ajudar a mãe a se recuperar do pós-parto, explica a médica Jaciani Ribeiro Silva Paim, residente em Pediatria.
Do Rio de Janeiro para o Hospital Márcio Cunha, o casal Jéssica e Uilliam Chaves participaram da Semana da Amamentação com a filha recém-nascida Isabelly. Eu sou carioca, ela de Ipatinga e nós moramos no Rio. Mas com a cidade cheia por conta das Olimpíadas, preferimos que o parto fosse feito no Hospital Márcio Cunha, pela segurança. E tem sido tudo ótimo. É muito bom ter gente especializada para nos esclarecer isso. Eu tinha dúvidas sobre icterícia, fiquei com medo de não saber lidar, mas agora já aprendi como olhar para evitar complicações, o que preciso fazer, conta o pai.
Para a mãe Jéssica, a Semana da Amamentação foi essencial para os primeiros cuidados com a filha. Achei muito boa, porque aprendi várias coisas, como a maneira correta de amamentar, pois meu peito havia ferido. Agora sei que é preciso apoiar a criança com o braço livre, segurar o peito da maneira correta, para que ele pegue a auréola do peito todo, não apenas o bico.