A Unidade de Oncologia do Hospital Márcio Cunha, administrada pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) – instituída pela Usiminas com o objetivo de gerir as iniciativas voltadas à saúde e à educação – é referência em tratamento do câncer no Leste Mineiro para cerca de 1,5 milhão de habitantes de 88 municípios. A Unidade foi incorporada ao Hospital Márcio Cunha (HMC) pela FSFX em 2011, e de lá pra cá, ao longo de oito anos de administração, grandes investimentos foram feitos para garantir um atendimento de excelência aos usuários.
Cerca de 80% dos atendimentos da Unidade são destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Na unidade, os pacientes são atendidos de forma integrada e multidisciplinar, com envolvimento de todos os setores e profissionais, o que garante uma maior efetividade do tratamento. Tratamos o paciente em todos os aspectos que são necessários durante um tratamento de câncer. Cuidamos para que ele seja assistido de forma integrada e que tenha acesso as melhores práticas assistenciais para que tenha condições de se reabilitar e retornar as suas atividades após o tratamento. Atualmente somos referência para mais de um milhão de pessoas e esse número é muito significativo. Os desafios enfrentados são grandes, mas o nosso objetivo é sempre tratar os pacientes com excelência, afirma a gerente da Unidade de Oncologia do HMC, Ledvânia Chaves Ribeiro.
HISTÓRICO
Após a incorporação da Unidade ao HMC, o primeiro grande investimento realizado foi a aquisição de dois novos aceleradores lineares no valor de 4 milhões de reais cada, aumentando a oferta de tratamentos e aperfeiçoando a qualidade da assistência prestada aos pacientes. A incorporação tecnológica ampliou a lista de procedimentos, incluindo Radiocirurgia e Braquiterapia, reduzindo a necessidade de se buscar assistência em Belo Horizonte. Em 2014, foi iniciada uma grande obra de reforma e ampliação da Unidade de Oncologia do HMC com investimento de mais de 7 milhões de reais.
Três anos depois foi inaugurada a Unidade de Oncologia Pediátrica, a primeira do Leste de Minas, ampliando o atendimento de crianças e adolescentes com câncer, por meio do trabalho de uma equipe multidisciplinar que realiza um acolhimento humanizado, tudo isso em um espaço exclusivo para esses pacientes. A Oncologia Pediátrica do HMC atende a pacientes de 88 municípios, com população aproximada de 1,47 milhões de habitantes, por meio de convênios e do Sistema Único de Saúde. O foco assistencial é a humanização do tratamento, com o mínimo possível de intervenção na rotina de vida das crianças, explica Ledvânia.
INOVAÇÃO
Ao longo dos anos foram adquiridos novos equipamentos para a unidade e novos profissionais foram contratados para compor a equipe. E no último ano, a Unidade de Oncologia deu um grande salto ao tornar-se referência em mais uma área: a de pesquisa clínica. A unidade é uma das poucas, em todo o Brasil, a participar de importantes pesquisas no setor, ajudando no desenvolvimento de novos medicamentos e tratamentos para a cura do câncer.
Além de oferecer tratamento com excelência, a Unidade de Oncologia do HMC também produz Ciência. A primeira pesquisa, iniciada em fevereiro de 2018 foi focada no combate de carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço, quando a Unidade conseguiu o maior número de voluntários entre oito instituições selecionadas em todo o país. Sendo que, dois pacientes apresentaram grande evolução no quadro clínico e um obteve resposta completa. Tivemos um grande salto com a implantação da pesquisa clínica. É uma grande vitória, para todos: para a equipe, pelo elevado nível de qualificação e especialização; para a unidade, com melhorias e adequação a protocolos internacionais; e para os pacientes, que recebem um tratamento inovador, com resultados excelentes, ressalta Luciano de Souza Viana, coordenador médico da Unidade de Oncologia do HMC.
O bom desempenho da Unidade foi reconhecido pela empresa farmacêutica Bristol-Myers Squibb (BMS), que a credenciou para mais dois estudos, um de combate ao câncer de esôfago e outro de combate ao tumor de bexiga, para este ano.
CRESCIMENTO
As ações de gestão aplicadas pela FSFX trouxeram resultados expressivos, basta comparar os dados do ano em que o Hospital Márcio Cunha assumiu a Unidade de Oncologia, em 2011, quando foram realizados 61.010 atendimentos de quimioterapia, radioterapia, consultas e exames de medicina nuclear, aos números de atendimentos em 2018, que ultrapassaram os 188 mil. A capacidade de atendimento praticamente triplicou com o passar dos anos. Cada vez mais temos a oportunidade de atender pacientes vindos de outras cidades e que necessitam de um tratamento adequado que muitas vezes não possuem em sua cidade de origem. Para a Fundação é sempre um orgulho poder oferecer um serviço de excelência a tantas pessoas que precisam, conclui a superintendente do HMC, Thatiane Olivier Ticom.