Mau hálito, dentes feios e estragados, dor de dente e gengivas inflamadas são problemas extremamente prejudiciais ao nosso bem-estar e ao nosso relacionamento com as demais pessoas. As doenças bucais mais comuns são a Doença Cárie e a Doença Gengival, que provocam prejuízos consideráveis à saúde geral, atuando como focos permanentes de infecção. A Doença Cárie estraga os dentes e prejudica a imagem, pois o sorriso é o nosso “Cartão de Visitas”. Dentes saudáveis contribuem para uma boa digestão, manutenção da saúde do corpo, e ainda trazem outros benefícios importantes:
- Boa pronúncia
- Bom hálito
- Contribui para uma vida profissional de sucesso
- Economia
- Favorece o relacionamento social
- Evita problemas ortodônticos
- Bem-estar geral
Ao tratar da sua saúde bucal você não está tratando apenas do seu dente, você está tratando do seu corpo todo.
Ah, e você sabia que o dente não é só osso? O dente não é um “pedaço de osso”, mas um órgão vivo, alimentado por meio do sangue e composto de várias estruturas.
O fio dental remove a placa bacteriana e os resíduos alimentares daqueles lugares onde a escova não alcança, seu u é fundamental, pois é aí, entre os dentes, que a cárie e as doenças gengivais se manifestam.
Para manter sua boca sempre saudável, limite o consumo de açúcar. Faça sempre a higiene bucal após a ingestão de alimentos açucarados. Procure comer doces após as principais refeições, quando existe bastante saliva na boca, facilitando a remoção das partículas de açúcar e diluindo os ácidos das bactérias.
O uso do flúor é muito importante. Ele é um elemento valioso para prevenção de cáries, tanto em crianças como em adultos. O flúor reduz a dissolução do esmalte e da dentina pelos ácidos das bactérias e ajuda a saliva a proteger os dentes, tornando-os mais fortes e resistentes ao desenvolvimento de cáries. Crianças devem usar pequenas quantidades de creme dental e nunca devem ingeri-lo, pois o excesso de produtos contendo flúor pode ter efeito tóxico.
É necessário ter saúde bucal para ter qualidade de vida. A prevenção das doenças bucais irá levar à prevenção da maioria das doenças não transmissíveis (cardiopatias, diabetes, obesidade, etc.), pois estas têm fatores de risco comuns; sendo o consumo excessivo de açúcar o principal deles. Prevenir é mais simples do que você imagina. Basta se educar!