A Placa Bacteriana é uma camada viscosa e esbranquiçada, composta por colônias de bactérias, que diariamente se formam sobre nossos dentes a partir de restos de alimentos, principalmente o açúcar. Ela produz ácidos que destroem o esmalte dental causando a cárie; e toxinas, que atacam as gengivas causando as doenças gengivais.
BACTÉRIA + AÇÚCARES = PRODUÇÃO DE ÁCIDOS E TOXINAS
Conheça mais sobre a evolução das placas bacterianas:
As bactérias aderidas aos dentes produzem ácidos que:
- Dissolvem o esmalte;
- A cavidade vai aumentando e os ácidos dissolvem também a dentina;
- A cárie atinge a polpa, infectando-a;
- A infecção pode levar a formação de um abscesso e perda do dente.
Saiba quais são os passos para uma escovação de dentes mais eficaz:
Escovar os dentes pelo menos 4 vezes ao dia deixa os dentes fortes e ajuda manter as gengivas saudáveis.
– Crianças
A criança deve adquirir o hábito de escovar os dentes desde cedo. Comece a escovar seus dentes na frente da criança e presenteie-a com uma escova. Entre 2 e 7 anos de idade, é importante o auxílio dos pais. De pé, atrás da criança, com a mão esquerda afaste os lábios e bochechas, e com a direita escove os lados dos dentes em movimento circular e a parte que mastiga com movimento de vai e vem. Crianças com mais de 7 anos devem manter os dentes cerrados e escová-los fazendo movimentos circulares nos lados dos dentes. Escovar a parte que mastiga com movimento de vai e vem. Após 14 anos, deve ser utilizada a técnica recomendada para adultos.
– Adultos
Mova a escova com movimentos de vai e vem de varredura, de cima para baixo superiores) e de baixo para cima (inferiores), aplicando pequena pressão. Para limpar as superfícies internas dos dentes anteriores, colocar a escova dental em posição vertical (atravessada em relação aos dentes). Não se esqueça de escovar também a língua.