Carnaval com saúde: Nutricionista da Usisaúde dá dicas de cuidados com alimentação e com a ingestão de bebidas alcóolicas nos dias de folia

 Durante as festas carnavalescas, assim como em outras datas comemorativas do ano, é comum que os hábitos saudáveis sejam deixados de lado. Saiba como conciliar diversão com saúde e bem-estar

Após dois anos sem o Carnaval devido a pandemia de Covid-19, muitas pessoas já começaram o esquenta para os dias de folia. Para acompanhar a programação, milhares de foliões entram em uma verdadeira maratona festiva. No entanto, é preciso ficar atento à saúde e bem-estar, principalmente na alimentação, na hidratação e nos excessos de bebidas alcóolicas.

Thayanara Couto, nutricionista da Usisaúde, operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), explica que, nesta época do ano, assim como em outras datas comemorativas, é comum que algumas pessoas deixem de lado os hábitos saudáveis. “Não é difícil encontrar pessoas que deixam a alimentação saudável em segundo plano e passam a consumir, em maior quantidade, alimentos e líquidos com baixo teor nutricional, como bebidas alcoólicas, alimentos industrializados e fast foods. Esse comportamento pode ser prejudicial para a saúde se não houver um equilíbrio”, alerta.

Para aproveitar a programação intensa das festas e dos blocos de rua com saúde e segurança, o folião deve tomar alguns cuidados. “É essencial reforçar o café da manhã e o almoço, equilibrando vegetais, legumes, frutas, cereais integrais e proteínas, que garantem boa parte do combustível”, explica a nutricionista.

Nesta época do ano, a ingestão de água também deve ser maior, em torno de 2 a 3 litros por dia, justamente porque o organismo elimina uma quantidade significativa de líquido por meio da transpiração e as idas ao banheiro. “Por isso, tenha sempre uma garrafa de água em mãos. Outras opções saudáveis para manter o corpo hidratado são água de coco,” ensina Thaynara.

 

Cuidados com a pele

A profissional da Usisaúde destaca, ainda, a importância dos cuidados com a pele e o uso de roupas e acessórios confortáveis. “O protetor solar é fundamental todos os dias, ainda mais no verão. Aposte em produtos com fator de proteção superior a 30 e o aplique a cada 2 ou 3 horas por dia para evitar queimaduras de pele. Além disso, prefira sempre as roupas mais leves, como shorts, camisetas e vestidos, e evitem tons mais escuros, já que eles absorvem o calor. Se for possível, opte por tecidos naturais que permitem que a pele respire, como algodão ou linho, e o uso de bonés e chapéus são super bem-vindos”, pontua.

 

Diversão sem exageros

A nutricionista orienta que, em caso de consumo   de bebidas alcoólicas, esta   deve ser moderada para não causar grandes malefícios à saúde das pessoas. “Algumas pessoas tendem a substituir a água pelo álcool, acreditando que estão se mantendo hidratadas, mas o que ocorre é o oposto, o álcool favorece a desidratação. Por isso, é muito importante intercalar o consumo da bebida alcoólica com a água.”

Para quem abusou da bebida alcoólica e está com a famosa ressaca ou até mesmo cansaço acumulado, é necessário dar tempo para o corpo recuperar. Aposte em frutas e verduras e alimentos ricos em antioxidantes, como couve, pepino, melancia e gengibre. Já as castanhas-do-pará são ricas em selênio, outro ótimo antioxidante para proteger o organismo dos excessos, e os vegetais verdes escuros, como brócolis, rúcula e agrião auxiliam no funcionamento do fígado.

 

Sobre a Usisaúde

A Usisaúde é uma operadora de planos de saúde da Fundação São Francisco Xavier, que atua no segmento de saúde suplementar, ofertando planos de assistência médica, odontológica, saúde ocupacional e transporte aeromédico em vários estados brasileiros. Com 30 anos de mercado, é a maior operadora filantrópica do país e a mais renomada no Vale do Aço, com 60% de participação de mercado na região. Por cinco anos consecutivos, a Usisaúde recebe a nota máxima do IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar), principal avaliação das operadoras de planos de saúde, feita pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

É pioneira no estado a alcançar a certificação norma ISO 9001, e em 2022, foi certificada na RN 507 – Nível II (prata), norma da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, que é uma certificação de boas práticas para gestão organizacional e gestão em saúde cujo objetivo é a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde.

Postagens Relacionadas

Médico do Hospital Márcio Cunha alerta sobre a privação do sono que pode levar a distúrbios como depressão, insônia e apneia. O sono adequado…
Médica do Hospital Márcio Cunha orienta sobre cuidados alimentares, sexo seguro e outras recomendações para garantir o bem-estar durante a folia. Faltando poucos dias…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo