Hospital Municipal Carlos Chagas conta com novo posto de coleta de sangue

Na quarta-feira, 15, o Hospital Municipal Carlos Chagas, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira e a Fundação Hemominas, inaugurou o Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) Dr. José Pinto. O objetivo é ampliar o número de doadores de sangue na região, proporcionando maior conforto e segurança aos voluntários.

Com uma expectativa de atender 2.400 candidatos por ano, o PACE planeja coletar 50 bolsas de sangue por dia de funcionamento, totalizando cerca de 200 doadores por mês. Essa iniciativa é de fundamental importância para suprir a demanda de hemoterapia do HMCC e demais instituições de saúde da região.

Segundo a presidente da Fundação Hemominas, Júnia Cioffi, o atendimento, inicialmente previsto para acontecer uma vez na semana, poderá ser ampliado, na medida que os doadores forem procurando a unidade. “Itabira sempre foi um município que colaborou muito com a Hemominas, trazendo caravanas de doadores à Belo Horizonte, o que nos ajuda a manter os estoques de sangue e, assim, ter os hemocomponentes para os pacientes. A instalação do PACE vai favorecer a população que vai poder doar sangue mais perto de sua casa”, afirma Cioffi.

A equipe do HMCC, responsável pelo PACE, passou por treinamentos on-line e presenciais ministrados pelo Hemominas, em Belo Horizonte. Os treinamentos abrangem desde protocolos de coleta até técnicas de enfermagem, com previsão de conclusão para o dia 24 de maio de 2024.

A implementação do posto de coleta foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Itabira, que investiu na obra necessária e aquisição de mobiliário e de equipamentos, em conformidade com as normas do Hemominas e da Vigilância Sanitária.

A Secretária de Saúde de Itabira, Fabiana Machado, garante que o posto de coleta será um grande ganho para o município de Tabira e região. “Não temos dúvida que só vem agregar mais ao nosso serviço de saúde, dar conforto aos usuários, evitando esse translado dos pacientes até Belo Horizonte”, completa.

Com essa nova estrutura, o HMCC e a Prefeitura Municipal reforçam seu compromisso com a saúde da população de Itabira e região, oferecendo uma opção acessível e eficiente para a doação de sangue, um ato de solidariedade que salva vidas.

Segundo Nayra Generoso, coordenadora administrativa do HMCC, o PACE vai contribuir com o aumento nos estoques de sangue e suprir a demanda de toda a região. “Estamos mais próximos de alcançar nossa meta de fornecer um suprimento adequado de sangue para todos os pacientes que precisarem. Contamos com o apoio de todos nessa jornada de solidariedade e cuidado mútuo.”

As coletas serão realizadas nas dependências do HMCC, inicialmente às quintas-feiras, das 07h30 às 14h. Os agendamentos podem ser feitos por telefone ou WhatsApp. Além disso, também serão realizados agendamentos presenciais, respeitando a capacidade instalada da unidade e seu horário de funcionamento.

Postagens Relacionadas

Doador do HMC destaca a importância da doação frequente para manter os estoques de sangue sempre abastecidos   Dia 14 de junho é celebrado…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo