Risos, palhaçadas e humanização: HMC retoma visitas do Instituto Hahaha

A ação é uma parceria da Usiminas e Instituto HAHAHA, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas.

A humanização como uma ferramenta de transformação no ambiente hospitalar somada às relações entre pacientes e profissionais de saúde é uma cultura fundamentada nas unidades de saúde da Fundação São Francisco Xavier (FSFX). No Hospital Márcio Cunha (HMC), o retorno das atividades dos palhaços do Instituto Hahaha, para o segundo semestre, marca uma nova temporada de ações de acolhimento e alegria pelos corredores do hospital.

As visitas besteirológicas, como são chamadas as atividades lúdicas, acontecem semanalmente, às terças e quartas-feiras nas alas pediátricas do HMC, no Pronto-Socorro Infantil, UTI Neonatal e Pediátrica, Consultórios e Oncologia Pediátrica. Para o médico hematologista pediátrico, Vinícius de Mendonça Magalhães, a presença dos palhaços no hospital proporciona aos pacientes e colaboradores um ambiente mais humanizado e acolhedor, que impacta positivamente na rotina de tratamento.

“É comprovado que pacientes que vivenciam momentos de mais alegria e leveza, ao passar por algum tipo de tratamento, conseguem ter melhores resultados. O fato de uma criança sentir-se feliz em uma unidade hospitalar ao participar de uma ação humanizada, reforça que o trabalho do Instituto proporciona um ambiente feliz e isso faz toda a diferença”, ressalta o médico.

Para Monaliza Campos Reis, que acompanha o tratamento do filho Pedro Miguel de 10 anos, na oncologia pediátrica do HMC, receber o acolhimento de toda a equipe do hospital aliado ao bom-humor dos palhaços do Hahaha, têm sido parte importante no tratamento do filho.

“Toda vez que os palhaços chegam à oncologia somos surpreendidos com a alegria deles, que torna tudo mais leve não só para as crianças, mas para todos nós, deixando tudo mais confortável perante a esse momento difícil. Quando os palhaços passam fica uma luz no quarto, uma energia maravilhosa. Meu filho fica sorrindo e querendo mais interação”, emociona Monaliza.

O Instituto

A ação conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas.

O Instituto Hahaha é uma organização sociocultural da sociedade civil (OSC) que promove a arte do palhaço em espaços de saúde e ambientes vulneráveis. Com a missão de colocar o riso a serviço da vida, busca garantir o direito e acesso à arte e à cultura para crianças, adolescentes, adultos, idosos, seus familiares, profissionais de saúde e corpo técnico.

Postagens Relacionadas

Em um evento repleto de emoção, histórias e gratidão, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) promoveu a tradicional cerimônia “Décadas: 10, 20 e 30…
O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), vive um novo e importante capítulo em sua história de compromisso com…
Neste sábado, 18 de outubro, é celebrado o Dia do Médico. Nesta data, a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) presta uma homenagem especial a…
Querido professor,nossa GRATIDÃO por cuidar do FUTURO de tantas GERAÇÕES! Neste dia especial, homenageamos todos os professores da Fundação Educacional São Francisco Xavier. Agradecemos…
O Hospital Márcio Cunha (HMC) viveu, na manhã desta quarta-feira (09), um momento de resgate histórico e valorização da trajetória de profissionais que contribuíram…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo