Ensino

Ensino

Residência Médica

O Programa de Residência Médica está alinhado aos objetivos estratégicos da Fundação São Francisco Xavier, que é o de incentivar o ensino, a pesquisa e o aperfeiçoamento progressivo do padrão profissional e científico do médico, proporcionando uma melhoria da assistência à comunidade, através de profissionais capacitados para atender nas mais diversas áreas da medicina.

O programa está disponível no Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga (MG) e Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC), em Itabira (MG),  sendo reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e subsidiados com recursos públicos do Ministério da Saúde e com recursos próprios da FSFX.

O acesso aos Programas de Residência Médica se dá por meio de edital público divulgado nos sites da FSFX.

Ensino

Áreas de Atuação

  • Anestesiologia (HMC)
  • Cardiologia (HMC)
  • Cirurgia Geral (HMC)
  • Clínica Médica (HMC/HMCC)
  • Ginecologia e Obstetrícia (HMC)
  • Medicina de Emergência (HMC)
  • Medicina Família e Comunidade (HMC)
  • Medicina Intensiva (HMC/HMCC)
  • Nefrologia (HMC)
  • Neonatologia (HMC)
  • Ortopedia e Traumatologia (HMC)
  • Oncologia Clínica (HMC)
  • Pediatria (HMC)
  • Radiologia e Diagnóstico Por Imagem (HMC)
  • Radioterapia (HMC)

Ensino

Estágios

O programa é direcionado a médico(a)s residentes que tenham interesse em conhecer as diversas especialidades das unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier. O(a) médico(a) residente poderá solicitar o estágio a partir do 2º ano de residência, e as solicitações serão avaliadas conforme a disponibilidade do serviço.

O Estágio Optativo visa a sedimentação do conhecimento do indivíduo e a adaptação comportamental à futura atividade profissional. A solicitação de estágio deve ser apresentada pelo(a) médico(a) residente interessado, com uma antecedência mínima de 60 (sessenta) dias do início do estágio, e esta será concedida apenas após o consentimento do Supervisor do PRM e o Coordenador da COREME.

O estágio deverá ocorrer em uma instituição conveniada à FSFX, que tenha o Termo de Convênio e Cooperação Técnico Científica com a Fundação.

No mês de janeiro a Fundação São Francisco Xavier abre as portas para acadêmicos da área de saúde que desejam conhecer os variados serviços da Instituição.

Reconhecendo que a experiência prática é fundamental para o exercício da profissão, com o estágio de férias temos a oportunidade de identificar potenciais talentos para o futuro, buscando o desenvolvimento do aluno em situações reais de trabalho e ampliando a visão do propósito da sua formação.

A divulgação de vagas e o recrutamento de candidatos são realizados pela FSFX através da publicação de edital.

Credenciamento de Convênio

 

Clique aqui e acesse a página Estágio de Férias 2025
 

A Fundação São Francisco Xavier mantém uma parceria com a Faculdade de Medicina do Vale do Aço (UNIVAÇO) para a realização de estágios e internato.

O estágio tem como objetivo a combinação de conhecimentos do indivíduo e a adaptação comportamental à sua futura atividade profissional. É uma atividade obrigatória que visa o exercício de procedimentos práticos em situações reais inerentes à formação; configurando um indivíduo com uma visão teórico-prática durante o processo de ensino e aprendizagem.

Ensino

Parcerias

Pós-Graduação

Com a sua primeira turma iniciada em 2018, o programa de pós-graduação realizado pela FSFX em parceria com a Instituto de Pesquisa Nuclear (IPEN) da USP, tem por objetivo formar, entre seus colaboradores, um corpo de mestres e doutores que vão impulsionar a produção científica na instituição. Além de trazer qualidade e tecnologias para a aplicação assistencial, e melhorar a qualidade do ensino e dos programas de residência médica.

Parcerias

Contamos com uma parceria com diversas instituições como: IPEN, UNIVÉRTIX, UNEC, Hospital Santa Casa de Misericórdia de BH, Hospital Santa Casa de Misericórdia de Passos; Hospital do Câncer de Barretos, Hospital Sofia Feldman, Hospital Metropolitano Odilon Behrens, Hospital César Leite.

Contatos do setor de Ensino e Pesquisa da Fundação São Francisco Xavier:

Rolar para cima
Pular para o conteúdo