Pular para o conteúdo
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.

Onda de calor em Minas: especialistas alertam para os cuidados com a saúde

Médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier fala sobre os riscos que a exposição ao sol e clima seco podem causar.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou esta semana, um comunicado de alerta para todo o estado, devido a onda de calor com temperaturas que se aproximam dos 40ºC, em algumas regiões de Minas para os próximos dias. No Norte e Triângulo, os termômetros devem ficar acima dos 39ºC, nas áreas do Noroeste, Central Mineira, Oeste, Sul e Alto Paranaíba, a temperatura varia entre 35 e 38ºC. Já na Zona da Mata, região Metropolitana de Belo Horizonte, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri e Jequitinhonha, as temperaturas avançam entre 31 e 34ºC.

A onda de calor, com temperaturas até 5ºC acima da média e o clima seco, são condições climáticas que levam às situações de risco à saúde. É o que alerta a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier Fundação São Francisco Xavier, Pâmela Rodrigues. Segundo a especialista, quando uma pessoa se expõe às altas temperaturas, o corpo sofre modificações para se adaptar, o que podem gerar sintomas como, alteração da pressão arterial, dor de cabeça, aumento da frequência cardíaca, até mesmo tonteira, fadiga ou sonolência.

“Casos extremos de exposição ao sol e as altas temperaturas pedem atenção e devemos redobrar os cuidados com a hidratação nesse período. Um cuidado especial deve ser dado aos idosos, crianças, pacientes fragilizados e trabalhadores que precisam se expor ao sol diariamente. Lembrando que qualquer pessoa pode ser vítima da desidratação”, alerta a médica.

Cuidados recomendados

A especialista alerta ainda que a hidratação oral é indispensável, sobretudo nos dias quentes, e pode ser feita pela ingestão de pelo menos 2 litros de água ao dia e pelo consumo de alimentos que também auxiliam na hidratação, como as frutas. Para se proteger do sol e do calor é indicado o uso de roupas leves, óculos de sol e protetor solar. É recomendável ainda evitar exercícios físicos extenuantes e atividades ao ar livre durante os horários mais quentes do dia.

Postagens Relacionadas

Evento solene reuniu autoridades, homenagens e apresentações artísticas em comemoração à trajetória de excelência do HMC, referência nacional em saúde e cuidado humanizado Com…
Ao longo desta semana, os corredores das unidades hospitalares da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) ganham um brilho ainda mais especial. Com homenagens, ações…
Nos últimos 12 meses, o Hospital Márcio Cunha tem se consolidado como referência regional no tratamento de doenças da aorta, por meio do Projeto…
A Semana Mundial da Imunização, celebrada de 24 a 30 de abril, tem como objetivo garantir que ainda mais crianças, adolescentes, adultos – e…