Pacientes da hemodiálise recebem toucas e participam de arraiá em ação humanizada do Hospital Márcio Cunha

Uma ação marcada por acolhimento, alegria e solidariedade proporcionou momentos especiais aos pacientes das unidades de Hemodiálise do Hospital Márcio Cunha (HMC), em Ipatinga e Timóteo, na última semana. A ação promovida pela equipe multidisciplinar do Hospital, teve o apoio das voluntárias do Projeto Livres para Doar, e uniu gestos de carinho e celebração, transformando a rotina do tratamento em um ambiente mais leve e afetivo.

Para Mônica Alves, assistente social do Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS) do HMC, a iniciativa nasceu do desejo de ir além do cuidado clínico. “Pensamos nessa ação com muito carinho, buscando oferecer não apenas um gesto simbólico, mas um momento de acolhimento, escuta e proximidade com os pacientes. São iniciativas simples, mas que fazem diferença no dia a dia e reforçam que eles não estão sozinhos nesse processo”, destaca.

Os pacientes receberam toucas confeccionadas à mão por voluntárias do projeto, com temática inspirada nas cores da bandeira e da seleção brasileira. As peças foram produzidas a partir de lãs adquiridas com recursos arrecadados por colaboradores e apoiadores, que se mobilizaram para tornarem a iniciativa possível. Cada touca simbolizou não apenas proteção, mas também cuidado e afeto dedicados a quem enfrenta o tratamento renal.

Além das doações, os colaboradores também organizaram um arraiá dentro das unidades, com direito a painéis para fotos e ambientação temática, levando o clima junino para perto dos pacientes. Para completar o momento festivo, a equipe de nutrição clínica do HMC preparou uma sobremesa junina especial, pensada com carinho para respeitar as necessidades dos pacientes, sem abrir mão do sabor e da tradição.

De acordo com Maria Cecília, enfermeira supervisora do CTRS de Ipatinga, ações como essa impactam diretamente no bem-estar dos pacientes. “Momentos como esse contribuem muito para o bem-estar porque quebram a rotina do tratamento e trazem mais leveza para o ambiente. Isso impacta positivamente não só no emocional, mas também o engajamento no cuidado”, ressalta.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital com a humanização do cuidado, mostrando que pequenos gestos podem transformar ambientes de tratamento em espaços de esperança, leveza e conexão humana, como conta o paciente da Hemodiálise, Wiliam Oliveira. “Essa ação foi muito boa. O tratamento é um pouco desgastante, e quando o pessoal vem, traz alegria pra gente. A equipe foi maravilhosa, a gente interagiu, cantou, dançou, e isso deixou todo mundo feliz. Queria dar os parabéns ao pessoal do projeto Livres Para Doar, porque essa iniciativa pode incentivar muitas outras pessoas a fazerem o bem como eles fazem. É algo que agrada a gente e aquece o coração e a alma”, relatou o paciente.

Já para Júlio Cézar, enfermeiro supervisor da unidade de Timóteo, a humanização é parte essencial da assistência. “A humanização do cuidado faz parte da nossa rotina, e ações como essa fortalecem o vínculo entre equipe e pacientes. Quando conseguimos proporcionar momentos de alegria e descontração, contribuímos diretamente para uma experiência mais acolhedora durante o tratamento”, completa.

Os interessados em fazer parte do projeto, aprendendo a tecer gratuitamente ou realizando doações de lãs, podem entrar em contato com o serviço social CTRS, através do telefone 31982168797 ou ramal 5337.

Postagens Relacionadas

Uma ação marcada por acolhimento, alegria e solidariedade proporcionou momentos especiais aos pacientes das unidades

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), reafirma sua posição

A Fundação São Francisco Xavier (FSFX) está com inscrições abertas para vagas na área de

Há 15 anos, o Hospital Márcio Cunha dava um importante passo na assistência à saúde

Apesar de proibidos no Brasil, os cigarros eletrônicos têm conquistado cada vez mais espaço entre

O câncer colorretal, também conhecido como câncer de intestino, tem deixado de ser uma doença

Rolar para cima
Acessar o conteúdo