Atividade física na infância: a saúde osteomuscular como aliada na prevenção da obesidade e problemas posturais

Entre os benefícios de praticar atividades físicas na infância, está a melhora na postura, integração social, além de contribuir para o controle de peso.

A prática de exercícios físicos na infância exerce um papel fundamental na promoção do desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes, protegendo-os contra a obesidade e problemas posturais que podem ser causados pelo uso excessivo de dispositivos eletrônicos.

Dados do Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde apontam que, até meados de 2022, mais de 340 mil crianças, de 5 a 10 anos, foram diagnosticadas com obesidade no Brasil. Já o público usuário de internet, entre 9 e 17 anos, com a acesso a dispositivos móveis, corresponde a 24 milhões de crianças e adolescentes no país.

Segundo o ortopedista pediátrico da Fundação São Francisco Xavier, Leonardo Ornelas, a obesidade pode causar doenças e deformidades ósseas, enquanto o uso excessivo de telas acarreta problemas posturais e dores nas articulações. Fatores que segundo o especialista são responsáveis por “epidemias” preocupantes, que afetam a saúde das crianças. O estímulo físico na infância, começa com a prática de atividades livres, como correr, pular e nadar, que somam para o início de um caminho de vida saudável.

“É importante incentivar hábitos saudáveis e limitar o tempo de tela para garantir o bem-estar das crianças. Os pais têm um papel fundamental nesse processo, mas é importante não ultrapassar os limites físicos da criança, incluindo entre as atividades, momentos de descanso”, esclarece Leonardo.

Entre os benefícios de investir na saúde osteomuscular na infância, está a melhora na postura, equilíbrio, disciplina, integração social, autoestima, saúde cardiovascular, além de contribuir para o controle de peso.

“É importante destacar que as modalidades de atividades e as condições de saúde de cada criança devem ser levadas em consideração, antes de iniciar qualquer prática. Na dúvida, busque sempre orientações de um especialista”, pontua o ortopedista.

Guia de Atividade Física

Com o objetivo de incentivar sobre a importância de manter uma vida fisicamente ativa, o Ministério da Saúde, desenvolveu uma cartilha, que aborda a prática de atividades em diferentes grupos e ciclos de vida, com exemplos e indicações de exercícios. Acesse o guia para consultar as informações e recomendações específicas.

Ortopedia e Traumatologia

Em comemoração ao Dia do Ortopedista, celebrado na próxima terça-feira, 19 de setembro, a FSFX destaca a clínica ortopedia e traumatologia do Hospital Márcio Cunha, que é composta por 27 ortopedistas, que atuam em diversos setores da unidade como, pronto-socorro, ambulatório e centro cirúrgico. Os atendimentos englobam todas as especialidades que compõe a área da ortopedia: ombro, mão, quadril, joelho, pé, tornozelo. A unidade também é referência em coluna, tumor ósseo, reconstrução e alongamento ósseo e ortopedia pediátrica. De agosto de 2022 ao mesmo período deste ano, foram realizados 6.163 atendimentos cirúrgicos nas unidades I e II do Hospital Márcio Cunha em Ipatinga, sendo a especialidade que mais realiza cirurgia nas unidades.

Comprometido com a qualidade nos atendimentos, além da educação continuada e atualização específica da área, o grupo clínico de ortopedia e traumatologia do HMC promove, diariamente, grupos de discussão junto aos residentes, além da realização de congressos anuais junto à Sociedade Brasileira de Ortopedia.

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo