O Coral São Francisco Xavier participou do 20º Festival Internacional de Coros (Festcoros) de Juiz de Fora, realizado entre os dias 22 e 27 de setembro. O Festcoros é o maior evento da música coral no Brasil, realizado anualmente, no mês de setembro, aberto à participação de grupos de todas as partes do país e do mundo. Durante o evento os corais participantes, levaram ao público músicas sacras, clássicas folclóricas e popular produzidas. As apresentações foram realizadas por toda a cidade, em teatros, igrejas, escolas, comércio, shoppings e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A participação no Festcoros foi uma experiência muito rica em termos técnicos e culturais. O evento para nós coristas é uma oportunidade de aprendizado extraordinário. Estar entre coros de âmbito internacional aguça a nossa visão, e nos motiva a querer estudar e crescer musicalmente. A sensação que tive foi de crescimento e emoção, eu me arrepiei ao pisar no palco do Teatro Cine, um teatro construído em 1929, um lugar mágico! Tenho muito orgulho de fazer parte dessa galera que leva alegria e emoção através da música.
Além de participar da programação oficial do evento, o coro levou na bagagem o figurino do projeto Doutores da Música e apresentou o canto coral nas dependências do Hospital Santa Casa de Misericórdia, na cidade de Juiz de Fora. A passagem pela Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora, contou com um repertório composto por Música Popular Brasileira, que animou os corredores e enfermarias do hospital, tornando mais descontraída e alegre a tarde de pacientes, visitantes, acompanhantes e colaboradores. Segundo o presidente do Coral, Geraldo Magela, a forma como as pessoas acolhem os coristas é uma experiência única. Fomos recebidos com muito carinho. Este momento ficará marcado em nossos corações. Principalmente no meu, pois tive tempo de olhar as expressões de alegria das pessoas que assistiram ao canto, explica o presidente do Coral, Geraldo Magela dos Santos.
Apoiar e compreender
Em atividade desde 2001, o Coral da Fundação São Francisco Xavier desenvolve diversos projetos como os Doutores da Música, Semana da Música, Cantata de Natal e o tradicional Concerto de Inverno, que são resultados diretos de uma disciplina e ensaios durante todo o ano, realizado 3 vezes por semana na hora do almoço. Subir ao palco e encantar platéias é uma oportunidade de mostrar o esforço e o empenho de cada corista. O aplauso é um reconhecimento que todo artista merece ouvir. Por isso, antes mesmo de serem ovacionados fora de casa, o apoio e a compreensão daqueles que dividem o mesmo teto é essencial. Sabemos do esforço dos gestores na liberação de colaboradores em meio às atividades diárias. Neste contexto agradecemos todo apoio dado aos colaboradores para participarem dos eventos, ressalta Geraldo Magela.
A empresa investe na valorização do colaborador e trabalha isso em todos os seus segmentos. O canto coral se encaixa como uma ferramenta estratégica dentro da organização, que acredita que um colaborador valorizado impacta diretamente na qualidade do serviço prestado. A atividade do coral permite a integração entre os departamentos, favorecendo a comunicação entre as pessoas, além de despertar o senso de colaboração e trabalho de equipe, explica a superintendente de Gestão do Hospital Márcio Cunha, Adriana Leite Chaves Quintela.