Dia Mundial de Combate ao Colesterol: fator de risco contribui para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares

A data, celebrada nesta terça-feira, 8 de agosto, chama atenção para a importância da mudança de hábitos e cuidados preventivos no combate a doenças.

O colesterol é um tipo de gordura presente no organismo fundamental para o funcionamento celular e produção de alguns hormônios. O índice elevado de gordura no sangue é um dos fatores que somam para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, uma das principais causas de mortalidade no país, que acometem cerca de 300 mil pessoas por ano, segundo o Ministério da Saúde.

Patologias como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) estão entre as doenças que mais que elevam o risco de morte. O surgimento dessas e outras doenças está ligado a fatores de riscos como pressão alta, obesidade e tabagismo. Com o objetivo de estimular a conscientização e prevenção de doenças provenientes do alto índice de colesterol, é comemorado nesta terça-feira, 8 de agosto, o Dia Mundial de Combate ao Colesterol.

Para a médica da Atenção Primária da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Thaygra Thays Assunção de Melo, para ter uma saúde cardiovascular controlada é importante manter as taxas de gordura equilibradas no organismo. Para pacientes diagnosticados com alto índice de colesterol, o tratamento deve se basear em mudança de hábitos de vida, como alimentação equilibrada e prática de atividade física e, em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos.

“A hereditariedade também é uma condição que pode determinar o colesterol alto até mesmo em pessoas com uma rotina de vida saudável. É importante que as pessoas fiquem atentas aos tipos de gorduras existentes e com acompanhamento e indicação do seu médico assistente façam exames periódicos”, declara a médica.

Tipos de colesterol

LDL: é uma lipoproteína de baixa densidade – popularmente chamado de “colesterol ruim”. Está relacionado a doenças cardiovasculares.
HDL: lipoproteína de alta densidade, o popular “colesterol bom”.  Extrai o colesterol LDL do sangue e leva para o fígado para ser metabolizado.
VLDL: lipoproteína de muito baixa densidade, cuja principal função é transportar o triglicérides. E diretamente influenciado pela dieta que fazemos.

Tratamento indicado

Mudança de estilo vida: dieta individualizada, redução no consumo de bebidas alcoólicas e prática de atividade física. Em alguns casos recomenda-se medicações como estatinas ou fibratos.

Alimentos não recomendados

Gorduras trans e saturadas são as principais fontes de aumento do colesterol. É recomendável evitar açúcares simples, frituras, embutidos, alimentos gordurosos, miúdos e bebidas alcoólicas.

Postagens Relacionadas

Em um hospital, entre o bip dos monitores e os passos apressados dos profissionais da saúde, existe algo invisível aos olhos, mas imensamente poderoso:…
Comemorado em 9 de junho, o Dia Nacional da Imunização tem como principal objetivo chamar a atenção da população para a importância de manter…
Médica da FSFX afirma que o teste pode detectar doenças raras, graves e silenciosas antes mesmo dos primeiros sintomas Um simples furinho no calcanhar…
O Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista do Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX), alcançou um marco expressivo: mais…
Neste sábado, 31 de maio, o mundo volta os olhos para um problema que, embora conhecido, ainda afeta milhões de pessoas e ceifa milhares…
Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), no mês de maio o Brasil celebra…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo