Feriado chegando e muita gente aproveita a Semana Santa para se organizar e arrumar as malas, mas não sem realizar um gesto de solidariedade importante antes de seguir viagem: doar sangue. Doadora ao Hospital Márcio Cunha há seis anos, Vânia Correa Bravim Silva sabe bem a importância disso. Ao seguir o incentivo do marido, que é doador desde os 18 anos, não parou mais. Minha maior motivação foi deixar de ser dependente de alguns medicamentos para poder doar e contribuir com quem precisa. Doar sangue não dói, é seguro e traz a sensação muito agradável de ajudar as pessoas.
O exemplo positivo de Vânia e muitos outros voluntários é essencial para ajudar a salvar a vida de pacientes internados, que necessitam de transfusões em cirurgias, pacientes oncológicos ou até mesmo, àqueles que são acolhidos em uma emergência ao chegarem ao Pronto-Socorro do Hospital Márcio Cunha todos os dias. E, principalmente, na véspera e nos dias de feriados, como na Semana Santa, quando os estoques de sangue da Hemoterapia caem quase pela metade, o que aumenta o alerta e necessidade de atrair novos e mais doadores.
.
Com o estoque do hospital vulnerável, há o risco de desabastecimento, principalmente de plaquetas, material essencial para pacientes que possuem alguma doença que dificulta a coagulação, como os pacientes com câncer, explica o médico hematologista e responsável técnico Marcos Aurélio Mergh Murer.
.
Por isso, se você já é um doador ou deseja tornar-se um, independente do seu tipo sanguíneo, ajude a quem precisa. Basta comparecer ao setor de Hemoterapia da Unidade I do Hospital Márcio Cunha (no bairro das Águas) para fazer a sua doação, que é rápida e segura. Não há necessidade de agendamento de data ou horário, apenas levar um documento oficial com foto e assinatura.
.
Critérios para doação
Para doar o voluntário deve se encontrar em boas condições de saúde, estar bem alimentado, pesar mais de 52kg, ter comportamento sexual seguro, possuir entre 16 e 69 anos e apresentar um documento com foto no ato da doação. Menores de idade devem procurar a unidade acompanhado de um responsável ou levar um termo de consentimento assinado.
É um impedimento temporário para doação de sangue, pessoas que contraíram dengue ou outras arboviroses recentemente. Neste caso, será necessário aguardar um período de 30 dias para realizar a doação.
O Hospital Márcio Cunha conta com o apoio e solidariedade da população em somar no equilíbrio da hemoterapia do HMC. Doar sangue é um ato seguro que salva vidas!
Horários e contatos para o agendamento:
HMC: segunda a sexta-feira, das 7h55 às 11h e entre 13h30 e 15h30.
O agendamento geral é feito pelo telefone (31) 3829-9600 ou pelo WhatsApp (31)99686-1060. Mais informações pelo site do HMC.