Enxaqueca: especialista da FSFX ressalta a importância do diagnóstico e tratamento adequados

Abordagem multifatorial e tratamento personalizado são essenciais para lidar com a doença e melhorar a qualidade de vida

Atingindo cerca de 15% da população universal, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a enxaqueca é uma doença neurológica, genética e crônica que se caracteriza por uma desordem cerebral, devido a disfunções de neurotransmissores que desencadeiam uma dilatação nos vasos sanguíneos da cabeça e o resultado é uma forte reação inflamatória.

De acordo com o médico da Família e Comunidade da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Rúbio Andrade, a orientação de especialistas para o diagnóstico é fundamental para que o indivíduo pare de sofrer com crises intensas. “A busca por um especialista é importante, pois além do tratamento adequado para a enxaqueca, outras causas de dor de cabeça são consideradas no diagnóstico, o que pode ajudar a detectar precocemente dores de cabeça secundárias e doenças como tumores ou aneurismas cerebrais”.

O diagnóstico da doença é clínico, não dependendo da realização de exames. O paciente passa por uma avaliação médica em que responde perguntas sobre os sintomas, descreve o tipo e onde é a dor de cabeça, a frequência e a duração dos episódios. Além disso, durante a consulta é feita a revisão da história médica pessoal e familiar do paciente, para identificar fatores de risco genéticos e outras condições que possam estar relacionadas à enxaqueca.

A principal característica da enxaqueca é a dor de cabeça latejante em um dos lados da cabeça. Além disso, a doença é frequentemente acompanhada por náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e sons. Podem ainda haver alterações visuais ou formigamento, que se iniciam antes da dor de cabeça intensa.

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres são duas a três vezes mais afetadas pela enxaqueca do que os homens. “Isso acontece porque uma das causas da doença é a alteração hormonal. Muitas mulheres sofrem de enxaquecas relacionadas ao ciclo menstrual, principalmente durante o período pré-menstrual, quando os níveis de estrogênio diminuem”, explica Rúbio.

A enxaqueca pode gerar um impacto profundo na qualidade de vida dos pacientes, com estresse, ansiedade, depressão e irritabilidade, e assim, afetar o bem-estar emocional e a saúde mental dos portadores. As dores intensas podem ser debilitantes e interferir nas atividades diárias, como trabalho, estudo e exercícios físicos.

Para minimizar o impacto na qualidade de vida, Dr. Rubio afirma que o tratamento é multifatorial para, além do alívio da dor, reduzir a frequência e gravidade dos ataques. Existem dois tipos de medicamentos para tratar a enxaqueca, o primeiro é usado durante uma crise para aliviar a dor do paciente e, um segundo tipo é usado regularmente para prevenir futuras crises ou espaçar o tempo entre elas.

“Fatores comportamentais são fundamentais para garantirmos o sucesso no tratamento. É necessário que o paciente adote um estilo de vida saudável, evitando estresse físico ou emocional, mantendo um sono adequado e de boa qualidade, diariamente, além de manter uma alimentação e hidratação adequadas”, conclui.

Fundação São Francisco Xavier

Criada há 54 anos, a Fundação São Francisco Xavier é uma entidade beneficente de assistência social, reconhecida pelo Ministério da Saúde. Presente em cinco estados brasileiros e com mais de 5.500 colaboradores, a FSFX administra duas unidades hospitalares, o Hospital Márcio Cunha (HMC) em Ipatinga (MG), e o Hospital Carlos Chagas (HMCC) Itabira (MG). Com uma gestão marcada pela responsabilidade, pela oferta de atendimentos de excelência e pelas melhores práticas de segurança, as unidades hospitalares contabilizam mais de 70% de seus atendimentos feitos a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, existem atualmente, no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas vivendo com a doença, o que representa 6,9%…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo