Fundação São Francisco Xavier celebra 4 anos de administração do Hospital de Cubatão

No dia 1º de dezembro, a Fundação São Francisco Xavier, que administra o Hospital de Cubatão, comemora quatro anos de reabertura da unidade. Antes de assumir a gestão do local, o equipamento público ficou fechado por 10 meses. Dentre os resultados e avanços alcançados, destacam-se mais de 1 milhão de exames, 6 mil procedimentos cirúrgicos, 40 mil internações e 4.000 partos.

“Completamos quatro anos de administração com a certeza de que estamos no caminho certo. Todos os dias, nossos colaboradores se esforçam para entregar um atendimento de excelência à comunidade de Cubatão e os resultados refletem isso”, comenta a Superintendente do Hospital de Cubatão, Dra. Ana Rosa dos Santos.

Ao assumir a administração do Hospital de Cubatão, a Fundação São Francisco Xavier promoveu melhorias estruturais, investiu em equipamentos e inaugurou o Centro de Alta Complexidade, no prédio do antigo teatro de Cubatão, entregando serviços ambulatoriais, além do atendimento em Oncologia e Hemodiálise, que antes não eram ofertados no município. Hoje, o Hospital conta com 125 leitos, sendo 100 para atendimento ao SUS e 25 leitos para convênios.

Com 32 especialidades médicas, a unidade atua nas áreas de internação materno-infantil e adulto; unidade de terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto; cirurgia geral e ortopédica, procedimentos de média complexidade, urgência e emergência em obstetrícia, maternidade e apoio ao diagnóstico.


Reconhecimento

Em 2020, o Hospital de Cubatão foi reconhecido pela Federação Internacional de Hospitais no Programa Beyond The Call of Duty for COVID-19 (Além do Senso de Dever para COVID-19) por seu plano de ação de resposta ao COVID-19 junto a mais de 100 hospitais de 28 países. As unidades administradas pela Fundação São Francisco Xavier, inclusive, foram as únicas do Brasil a receberem o certificado.

Já em agosto deste ano, o HC recebeu a homologação da acreditação ONA nível 2 (Acreditado Pleno), que além de avaliar os critérios de segurança, exige da Instituição uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre eles.

Rolar para cima
Pular para o conteúdo