Fundação São Francisco Xavier realiza simpósio: Ética e Cultura de Excelência em Saúde, aspectos essenciais para a qualidade assistencial

Nos dias 16 e 17 de junho, a Fundação São Francisco Xavier realizou o simpósio: Ética e Cultura de Excelência em Saúde, aspectos essenciais para a qualidade assistencial.

Com ampla programação técnica, a iniciativa teve como objetivo celebrar o marco dos 20 anos da certificação ONA – nível de excelência do Hospital Márcio Cunha e contou com renomados palestrantes que trouxeram reflexões importantes sobre os desafios das Instituições de saúde e dos profissionais que nelas atuam. A abertura foi feita pelo Diretor de Negócios do HMC, Eduardo Blanski, que justificou a ausência do Diretor-Presidente, Flaviano Feu Ventorim, que por motivos de força maior ficou impossibilitado de comparecer. Eduardo agradeceu a presença de todos, reforçou a importância de eventos desse porte e dos valores da Instituição.

“Esta é uma excelente oportunidade para troca de experiências e atualização sobre temas importantes no setor de saúde. Oportunidades como essa fortalecem a Instituição e contribuem com mais assertividade para a prestação de serviço de qualidade”, afirmou o Diretor de Negócios, Eduardo Blanski.

O Presidente do Conselho e Diretor Geral da ONA, Dr. Fábio Gastal, iniciou as palestras da noite falando sobre Ética, Cultura de Excelência e Acreditação. Fábio que é, ainda, professor acadêmico, explanou sobre o histórico das acreditações no Brasil, saudou o HMC por ser o primeiro hospital de Minas Gerais a ser certificado pela ONA, e o 1º do Brasil com o Nível 3 (Acreditado com Excelência), em junho de 2003.

Em seguida, o professor da ESA – Escola Superior da Faculdade de Direito de Ipatinga – FADIPA, Leandro Carlos Pereira Valadares, falou sobre Responsabilidade Civil, esclarecendo os principais pontos que geram conflitos e geram ações e consequências pelo atendimento médico hospitalar. O momento foi de grande participação do público presente, com depoimentos e questionamentos pertinentes. O palestrante definiu conceitos de negligência, imprudência, imperícia, omissão e reforçou as possibilidades de usuários acionarem a justiça para compensarem um possível dano pela assistência recebida. Dentre os questionamentos apresentados, Leandro ressaltou a importância do aperfeiçoamento e qualificação de um bom relacionamento médico / paciente como forma de prevenção de litígios, além da necessidade de fazer registros de forma clara, transparente e precisa dos serviços prestados, ou seja, a importância da compreensão por parte do paciente quanto ao conteúdo e riscos implícitos ao procedimento a ser realizado. Outra questão destacada, foi o cuidado com as mídias sociais.

Ao final da programação de sexta-feira, os presentes participaram de um coquetel para celebração pelo evento e um momento de confraternização, quando os presentes puderam compartilhar suas percepções sobre o evento.

No sábado, o Diretor de Práticas Assistenciais do Hospital Nossa Senhora das Graças, Dr. Gustavo Schulz, iniciou as palestras do dia, abordando o papel do médico na eficiência operacional, brindando aos presentes com uma aula de gestão hospitalar, com alto nível de qualificação. Gustavo ressaltou a necessidade de engajamento das equipes, o aproveitamento de todos os recursos físicos, humanos e estruturais para a sustentabilidade da Instituição. Durante sua fala, fez analogia ao padrão Disney de atendimento e reforçou a importância de fazer mais com menos, mantendo sempre um processo de qualidade e comunicação eficaz em toda a Instituição.

Na sequência, foi a vez do médico, Dr. Geraldo Magela Gomes da Cruz, que apresentou o conceito de saúde de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde e reforçou sobre a relação médico e paciente, citando vários autores e grandes nomes da filosofia e literatura clássica. Deu ênfase a necessidade de profissionais darem atenção ao doente, e não só a doença, ouvindo o paciente e entendendo o impacto que a doença causa no emocional e como cada um reage.

Ao final das palestras, o Diretor de Negócios do HMC, Eduardo Blanski ressaltou que o encerramento do evento era somente um “até breve”, e que iniciativas com focos técnicos científicos contribuem para o conhecimento do público presente e, consequentemente, refletem em melhorias para todos. Para o encerramento, convidou o Assessor de Relações Institucionais, José Carlos de Carvalho Galinari, idealizador do simpósio. “A Fundação nos proporcionou um evento de alto nível, atual e de grande utilidade. A qualidade e conhecimento dos palestrantes engradeceram o momento, marcando a retomada de eventos técnicos científicos e comportamentais, que trazem ideias e atualizações para o melhor desempenho e sustentabilidade dos negócios da Instituição”, finalizou.

Para o médico da Fundação, Aloísio Benvindo, o evento foi diferenciado em relação aos que participou em outros momentos. “Achei o simpósio muito bom. Nos dois dias da programação foram palestrantes do mais alto nível, de uma cultura impressionante e com uma capacidade de transmitir conhecimentos para todos os presentes, como nunca vi em toda a minha trajetória”.

O público presente nos dois dias de simpósio reforçou a importância do retorno de eventos técnicos científicos e a relevância dos palestrantes. “Gostaria de parabenizar o Dr. Galinari, que foi o idealizador deste evento, pela iniciativa. Foi um simpósio que trouxe pessoas de excelente conhecimento e reconhecidos no cenário mineiro e nacional, e que acrescenta muito na medicina que queremos praticar no Vale do Aço. Foram palestras atuais que contribuíram muito para os participantes. Esperamos que tenham mais eventos deste porte”, ressaltou o médico e Diretor Clínico do HMC, Dr. Milton Alves Romeiro.

“Proporcionar palestras como essas, com falas importantes de renomados profissionais demonstra a preocupação da Fundação tanto com a Ética e com uma Cultura de Excelência, e, ainda, com o compartilhamento de conhecimentos técnicos, científicos e comportamentais para os profissionais da saúde que são fundamentais para a Instituição. Celebrar o marco dos 20 anos da Certificação ONA – Nível de Excelência 3 do Hospital Márcio Cunha, dessa forma, foi engrandecedor para todos”, frisou o Diretor Técnico da FSFX, Alexandre Silva Pinto.

 

Postagens Relacionadas

Neste mês, o Brasil se veste de amarelo não apenas por causa das Olimpíadas, mas também por uma causa nobre, o Julho Amarelo, campanha…
No dia 26 de julho é celebrado o Dia dos Avós, uma data dedicada para homenagear e reconhecer a importância dos idosos em nossas…
Neste mês de julho, o mundo se une para celebrar o Dia Mundial da Conscientização e Enfrentamento ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Nomeada…
A Fundação São Francisco Xavier estará presente em mais uma edição da tradicional feira de negócios do Vale do Aço, a Expo Usipa, que…
No Brasil, o Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho desde 1992, está fortemente ligado ao incentivo à prevenção da saúde masculina….
Segundo dados do Relatório Mundial sobre Visão da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2,2 milhões de pessoas no mundo têm deficiência visual ou cegueira e,…
Rolar para cima
Pular para o conteúdo